Anualmente durante o mês de agosto, é realizada a campanha nacional “Agosto Lilás”, menção a data de sanção da Lei Maria da Penha. O objetivo é conscientizar a sociedade para o fim da violência contra a mulher. Neste sentido, a Prefeitura de Itabaiana, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Humano, traz uma semana de mobilizações sobre o tema, fazendo o alerta sobre essa triste realidade e orientando onde as mulheres podem buscar ajuda.
Nessa semana, de 23 a 27 de agosto, a SDHS de Itabaiana estará debatendo esse tema com muitas mulheres nas Unidades de Saúde da Família, no CRAS, nas ruas com panfletagens e distribuição de laços na cor lilás e encerrando com uma live na sexta-feira.
A Secretária de Assistência Social, Amanda Virgínia, disse que a programação teve início nessa segunda-feira, com o lançamento oficial da Semana do “Agosto Lilás”, distribuindo o laço na cor que simboliza a luta contra a violência doméstica. Nesta terça-feira, o CREAS está fazendo panfletagem nas ruas. Amanhã, quarta-feira, dia 25 de agosto, vamos até as comunidades entregar cestas básicas. Na quinta-feira, haverá diálogo com as mulheres do CRAS que é referência no combate a violência contra as mulheres e na sexta-feira, dia 27, vamos encerrar com uma live, às 19:00 horas, numa roda de conversa entre mulheres representantes do Executivo e do Legislativo Itabaianense, com o tema: O silêncio mata, não se cale!
Amanda Virginia falou sobre a violência doméstica contra a mulher que mudou a forma de ser tratada no país, principalmente no que tange das medidas de punição ao agressor e proteção para as vítimas com a Lei Maria da Penha.
O artigo 5º da Lei Maria da Penha tipifica a violência doméstica ou familiar como “Qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial”.
POR ISSO, NÃO SE CALE! DENUNCIE!
Por Gil Costa/Jornalista PMI
0 comentários:
Speak up your mind
Tell us what you're thinking... !