Secretários de Itabaiana realizam visita técnica na Unidade de Gerenciamento de Resíduos Sólidos Urbanos de Jurupiranga - Gil Costa em Ação
ÚLTIMAS NOTÍCIAS :
Home » , , » Secretários de Itabaiana realizam visita técnica na Unidade de Gerenciamento de Resíduos Sólidos Urbanos de Jurupiranga

Secretários de Itabaiana realizam visita técnica na Unidade de Gerenciamento de Resíduos Sólidos Urbanos de Jurupiranga

Escrito por: Gil Costa em Acao on quinta-feira, 28 de janeiro de 2021 | 09:59:00




A gestão municipal de Itabaiana, através do prefeito Dr. Lúcio preocupada com a questão do novo marco para saneamento básico, que foi postergado pelo Congresso Nacional ,  precisa elaborar o plano de gestão  dos resíduos sólidos, garantindo o descarte correto do lixo e assim o fim do lixão. 

A principal mudança feita pelo novo marco em relação ao descarte do lixo é: capitais e regiões metropolitanas têm até 2 de agosto de 2021 para acabar com os lixões, enquanto cidades com mais de 100 mil habitantes têm até agosto de 2022 como prazo final. Cidades entre 50 e 100 mil habitantes têm até 2023 para eliminar o problema e municípios com menos de 50 mil habitantes têm até 2024. 

Nesse intuito, os secretários Geraldo Moraes,  da Gestão e Planejamento, e Félix Oliveira do Desenvolvimento Urbano e Controle Ambiental, foram conhecer uma Unidade de Gerenciamento de Resíduos sólidos da cidade vizinha Juripiranga, que funciona há algum tempo e a população faz o descarte correto do lixo separando os recicláveis.

Na comitiva junto aos secretários tivemos as presenças do Diretor de Meio Ambiente, Ruan Bernardo, do Diretor de Serviços Urbanos, Nivaldo Queiróz, da Diretora de Engenharia e Fiscalização, Anália Carvalho, e do Engenheiro Fiscal Felipe Oliveira.

O secretário Geraldo Moraes disse que quando vencer esse prazo, se o município não se consorciou ou se não encontrou a forma de fazer a gestão adequada dos seus resíduos, vai estar sujeito a multas. A lei é clara. Tem uma ordem de prioridades e o município tem que cumprir, tem prazo também e, mesmo que tenha sido estendido, o município vai ter que se adequar até o final desse prazo, seja por conta própria ou por concessão.”

Por Gil Costa

Jornalista/PMI

Share this article :

0 comentários:

Speak up your mind

Tell us what you're thinking... !

 
Support : A2 Comunicação Visual | Dinho Andrade
Agência Digital A2 Comunicação Visual
Copyright © 2016. Gil Costa em Ação - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Dinho Andrade