Água chega ao Canal Acauã-Araçagi, no agreste paraibano - Gil Costa em Ação
ÚLTIMAS NOTÍCIAS :
Home » , » Água chega ao Canal Acauã-Araçagi, no agreste paraibano

Água chega ao Canal Acauã-Araçagi, no agreste paraibano

Escrito por: Gil Costa em Acao on quinta-feira, 28 de janeiro de 2021 | 10:26:00


O primeiro teste com água no Canal Acauã-Araçagi ocorreu na tarde de ontem (26), se constituindo em mais uma ação importante do Governo do Estado para garantir a segurança hídrica do Agreste Paraibano. O dispositivo para liberação da água foi acionado pelo secretário da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente, Deusdete Queiroga, que representou o governador João Azevêdo. A ação ocorreu no lote 1 da obra, no município de Itatuba (Agreste paraibano).

A construção do Canal Acauã-Araçagi é considerada a maior obra hídrica do Estado executada pelo Governo da Paraíba, por meio da Seirhma, com investimento de R$ 1 bilhão e 42 milhões, recursos oriundos do tesouro estadual e do governo federal, nos dois primeiros lotes.

Ao acionar o dispositivo, o secretário Deusdete Queiroga disse ser um momento de muita alegria representar a Secretaria da Infraesturura, o Governo do Estado e o governador João Azevêdo, ao lado do Consórcio Acauã. “Esse é sem dúvida um momento importante de uma obra que terá função de mudar a realidade da região, possibilitando a irrigação para agricultura familiar, irrigação empresarial e também de dar segurança hídrica às cidades localizadas ao longo do canal”, ressaltou Deusdete Queiroga, destacando o empenho do governador João Azevêdo para conclusão da obra.

O gestor da obra na Seirhma, Alexandre Machado, lembrou do caminho trilhado desde a fase inicial da obra, para a chegada desse momento. “Como técnico, ter participado de todas as etapas da obra e ver chegar o momento dos primeiros testes é muito gratificante e de agradecimento pelo apoio do Governo do Estado que não mede esforços para superar os desafios para a conclusão dessa obra tão importante para a população”, comemorou Alexandre.

O representante do Consórcio Acauã, William Marques Sarmento, assegurou a execução da obra dentro do prazo estipulado. Segundo ele, os repasses financeiros estão sendo feitos a contento para garantir o pagamento dos 450 funcionários diretos, que trabalham na obra.

De acordo com o coordenador do gerenciamento do projeto Acauã-Araçagi, Gilmar Ferreira, a obra é uma da mais importantes do Nordeste e a mais importante do Estado da Paraíba. “De suma importância para atender toda a região. Estão iniciando os testes, em canais, sinfões, arquedutos e demanda um tempo de aproximadamente 90 dias para percorrer toda a extensão do Lote 1, que é de 44,9 Km e a pretensão é dar continuidade aos testes sem interrupções”, explicou Gilmar.

O Canal Acauã-Araçagi objetiva promover o suprimento regular de água bruta aos municípios da planície costeira interior, no Agreste paraibano, das populações municipais desta região e dos projetos hidroagrícolas ali instalados. A obra visa o atendimento e abastecimento de água potável para 38 municípios da região, em caráter regular e contínuo e durante o período seco, o suprimento de água, permitindo o atendimento de uma área de aproximadamente 16 mil hectares de terras irrigadas, desde o Açude Acauã até o Rio Camaratuba, beneficiando mais de 600 mil habitantes.



Share this article :

0 comentários:

Speak up your mind

Tell us what you're thinking... !

 
Support : A2 Comunicação Visual | Dinho Andrade
Agência Digital A2 Comunicação Visual
Copyright © 2016. Gil Costa em Ação - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Dinho Andrade