Cultivo de amendoim garante renda para agricultores paraibanos de sete municípios do Vale do Paraíba - Gil Costa em Ação
ÚLTIMAS NOTÍCIAS :
Home » , , , » Cultivo de amendoim garante renda para agricultores paraibanos de sete municípios do Vale do Paraíba

Cultivo de amendoim garante renda para agricultores paraibanos de sete municípios do Vale do Paraíba

Escrito por: Gil Costa em Acao on segunda-feira, 31 de agosto de 2020 | 09:44:00


Mais de 300 agricultores dos municípios de Itabaiana, Mogeiro, São José dos Ramos, Salgado de São Félix, Pilar, São Miguel de Taipu e Pedras de Fogo estão otimistas com o cultivo do amendoim. A produção ocorre em 560 hectares com perspectiva de colheita, no mês de setembro, de 400 toneladas da leguminosa.

Eles trabalham de forma diversificada com outras culturas como o feijão, o milho e o gergelim, utilizando a variedade a BR-1/Embrapa. Segundo o gerente regional da Empaer de Itabaiana Paulo Emílio de Sousa, a distribuição de sementes selecionadas, o preparo de solo, o manejo adequado e a boa ocorrência de chuvas foram os principais fatores que contribuíram para o aumento da produção.

O processo de beneficiamento é feito em Itabaiana, abastecendo os mercados consumidores da Paraíba, de Pernambuco e do Rio Grande do Norte, o que permite uma renda total da safra em torno de R$ 2 milhões. O quilo do amendoim é comercializado por R$ 4.

Impulso do amendoim

O seminário realizado em 2018 e um dia de campo em 2019 sobra a cultura do amendoim impulsionaram a plantação na região, atraindo novos produtores rurais.

Um exemplo é Manoel Rodrigues dos Santos, de Salgado de São Félix, que começou a cultivar amendoim na Unidade de Teste de Demonstração (UTD) de 0,5 ha no início do ano passado, ampliando para uma área atual de oito hectares plantados.

Manoel Rodrigues calcula uma colheita em torno de 12 toneladas de amendoim consorciado com as culturas de milho, feijão e gergelim.

“Agradeço o apoio de todos e digo que faço questão de seguir todas as orientações técnicas recomendadas pela Empaer e pela Embrapa para melhorar cada vez mais a minha produção”, destacou.

Share this article :

0 comentários:

Speak up your mind

Tell us what you're thinking... !

 
Support : A2 Comunicação Visual | Dinho Andrade
Agência Digital A2 Comunicação Visual
Copyright © 2016. Gil Costa em Ação - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Dinho Andrade