Coleta Seletiva: Promotoria do Meio Ambiente do MP-PB realiza reunião em Juripiranga. - Gil Costa em Ação
ÚLTIMAS NOTÍCIAS :
Home » , » Coleta Seletiva: Promotoria do Meio Ambiente do MP-PB realiza reunião em Juripiranga.

Coleta Seletiva: Promotoria do Meio Ambiente do MP-PB realiza reunião em Juripiranga.

Escrito por: Gil Costa em Acao on quarta-feira, 24 de julho de 2019 | 09:59:00




Na manhã da última segunda-feira, foi realizado mais um encontro que debateu os rumos da implementação do processo de coleta seletiva no âmbito do município de Juripiranga que vem imbuído de colocar em prática, contando com o apoio da população, o correto descarte do lixo na cidade, objetivado no projeto “Fim dos Lixões”, implantado pelo Ministério Público da Paraíba nos municípios do estado.

A reunião foi um desdobramento da audiência pública realizada no município no dia 18 de março deste ano, onde foram ajustadas medidas e compromissos para a introdução da educação ambiental na cidade, contando fundamentalmente com a mobilização do poder público municipal, através da participação das secretarias de educação e saúde e da sociedade civil organizada, num verdadeiro mutirão em prol da coleta seletiva em Juripiranga.

Participaram da reunião, o prefeito de Juripiranga, Dr Paulo Dália, o secretário de administração e planejamento do município, Osmar Anízio, gestores escolares e professores da rede municipal de ensino, além de agentes comunitários de saúde (ACS) e de endemias (ACE), contando com a especial participação do Promotor de Justiça, Dr Raniere Dantas, que coordena o Centro de Apoio Operacional às Promotorias do Meio Ambiente do Ministério Público da Paraíba e de Dr José Farias, 1º Promotor do Meio Ambiente de João Pessoa.

Na ocasião os promotores buscaram levantar junto aos envolvidos como se encontra o  andamento das ações iniciais que foram determinadas durante a audiência e as próximas intervenções a fim de dar uma dinâmica e maior agilidade a empreitada.

Profissionais da educação e da saúde que participam do projeto presentes na reunião externaram suas dificuldades, dúvidas e formas de conscientizar a população perante o tema, quando foram prontamente orientados pelos promotores de como melhor abordar o cidadão, tornando-o um agente multiplicador da proposta.

Ao final do encontro, ficou acordado que as secretarias de saúde, educação e desenvolvimento social, juntas, desenvolverão um planejamento de visitas em cada bairro, rua e casa do município, fazendo um trabalho de conscientização da população a fim de que a cidade em sua totalidade participe de forma efetiva da ação o mais rápido possível. Este trabalho de abordagem se faz necessário neste primeiro momento, para que na sequência, a Prefeitura de Juripiranga possa entrar com a infraestrutura de coleta pública de lixo, sendo esta separação dos resíduos, já feita em casa, mais precisamente no lixo doméstico.

Mais um passo importante dado pelo município, em concordância e atendimento ao projeto “Fim dos Lixões”, que vem sendo desenvolvido pelo MP-PB com os municípios da Paraíba.
Share this article :

0 comentários:

Speak up your mind

Tell us what you're thinking... !

 
Support : A2 Comunicação Visual | Dinho Andrade
Agência Digital A2 Comunicação Visual
Copyright © 2016. Gil Costa em Ação - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Dinho Andrade