Após a programação da 1ª Semana do Aleitamento Materno de Juripiranga que aconteceu neste mês de agosto, com palestras, panfletagem, atendimentos clínicos entre outras atividades, a secretaria de saúde do município em parceria com o Hospital Regional de Itabaiana, através da diretora Michele Melo, colocaram em prática, a rede cegonha, que é uma estratégia lançada pelo governo federal para proporcionar às mulheres, saúde, qualidade de vida, bem-estar durante a gestação.
Integrando as ações alusivas ao “Agosto Dourado”, mês dedicado à intensificação da promoção, proteção e apoio a amamentação, foi proporcionado as gestantes de Juripiranga uma manhã de aprendizado com os profissionais do HRI, além de um delicioso lanche, sorteio de brindes, e uma visita as dependências do hospital, principalmente leitos, berçário, sala de vacina.
Participaram do evento, a diretora do hospital, Michele Melo, a secretária de saúde de Juripiranga, Dalvaci Maria, a coordenadora de atenção básica, Enilda Varelo, e a equipe de profissionais do HRI, que tiraram muitas dúvidas das mães, além de envolver as participantes em dinâmicas que abordaram os mitos e as verdades sobre a amamentação.
A Rede Cegonha é uma estratégia lançada em 2011 pelo governo federal para proporcionar às mulheres saúde, qualidade de vida e bem estar durante a gestação, parto, pós-parto e o desenvolvimento da criança até os dois primeiros anos de vida. Tem o objetivo de reduzir a mortalidade materna e infantil e garantir os direitos sexuais e reprodutivos de mulheres, homens, jovens e adolescentes. A proposta qualifica os serviços ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no planejamento familiar, na confirmação da gravidez, no pré-natal, no parto e no puerpério (28 dias após o parto).
0 comentários:
Speak up your mind
Tell us what you're thinking... !