Vereadores de Itabaiana participam da XVI Marcha em Brasília - Gil Costa em Ação
ÚLTIMAS NOTÍCIAS :
Home » , , » Vereadores de Itabaiana participam da XVI Marcha em Brasília

Vereadores de Itabaiana participam da XVI Marcha em Brasília

Escrito por: Gil Costa em Acao on terça-feira, 24 de abril de 2018 | 19:09:00


Cinco dos onze vereadores que compõem a Casa Legislativa Dr. Antônio Batista Santiago de Itabaiana, os vereadores Pedro José, Suelio Rogério, Izaias do Cachimbo, Josinaldo e Maria de Fátima, estão participando de 23 a 26 de abril em Brasília, do maior encontro de legislativos municipais da América Latina, com o tema “O novo começa em nós”. O Congresso acontece no Centro de Eventos e Treinamentos da Confederação Nacional dos Trabalhadores.

O Presidente da Câmara Municipal de Itabaiana, Dr. Pedro José, compõe a mesa representando os demais vereadores paraibanos. Mais de dois mil vereadores de todo o País estão participando desse importante congresso que busca o conhecimento em torno da politica, do controle interno das Câmaras, da gestão e das políticas públicas, da ética no legislativo, dos desafios como parlamentares, controle interno, Combate a corrupção, Transparência Pública.


Para o vereador presidente da Câmara, Dr. Pedro José, esse congresso busca uma reflexão sobre o papel do Poder Legislativo Municipal para com a sociedade, as obrigações e o desenvolvimento do município.  E o tema deste ano, “O novo começa em nós”,  vem para nos dizer que Independência e harmonia entre os poderes é diferente de submissão em troca de favores. O novo começa pela atitude.
Durante os dias de congresso, os vereadores participarão de várias palestras importantes com variados temas e mediadores. Nesta terça-feira, a primeira palestra foi com André Camilo, advogado e consultor jurídico da UVB com o tema “O Vereador e a iniciativa no Processo Legislativo”.


Nesta quarta-feira, dia 25 de abril, haverá uma concentração na Praça das Bandeiras/Congresso Nacional, em seguida a própria Marcha dos Vereadores – Bandeiraço do Municipalista e Lançamento da Frente Parlamentar em Defesa do Poder Legislativo na Câmara dos Deputados
Os vereadores estarão participando de um momento de reflexão politico atual com Pedro Simon, ex-Governador do RS, Senador de 1979 a 1987 e de 1991 a 2015. Assistirão ao Painel: Reforma Política, Eleições 2018 e 2020 – Democracia e Política, com o Dr. Anderson Alarcon, advogado, consultor geral da UVB.


Na quinta-feira, dia 26 de abril, o debate continua com o tema: O Legislativo Municipal e suas prerrogativas com diversos mediadores dos estados do RN, BA, RS. Outro importante assunto tratado será A Criminalização da Política, com Dra. Vania Siciliano Aieta (RJ) – advogada, professora da UERJ, presidente da ESDEL/RJ e membro da ABRADEP. E com Renan Calheiros Filho, Governador de Alagoas, terão a palestra sobre Gestão com Recuperação Fiscal e Seus Resultados.
Nesse Congresso, as mulheres também foram lembradas. Como nós estamos representadas pela única mulher vereadora de Itabaiana, Maria de Fátima, mais conhecida por “Fanta”, a palestra será, “Mulheres nos Espaços de Poder e de Decisão”, Coordenação Fórum Nacional da Mulher Parlamentar – UVB Mulher. 


Está programado para às18:00 horas da quinta-feira, a leitura da Carta da Marcha do Vereadores 2018, com apresentação e Entrega Troféu Destaque UVB 2018 e outras homenagens, além de uma homenagem especial  aos vereadores com 10 mandatos consecutivos. E às 20:00 horas haverá o encerramento e entrega dos certificados


Por Gil Costa
Share this article :

0 comentários:

Speak up your mind

Tell us what you're thinking... !

 
Support : A2 Comunicação Visual | Dinho Andrade
Agência Digital A2 Comunicação Visual
Copyright © 2016. Gil Costa em Ação - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Dinho Andrade