Desembargador lança livro sobre personagem da história de Itabaiana - Gil Costa em Ação
ÚLTIMAS NOTÍCIAS :
Home » , , » Desembargador lança livro sobre personagem da história de Itabaiana

Desembargador lança livro sobre personagem da história de Itabaiana

Escrito por: gilberlania costa on quinta-feira, 26 de novembro de 2015 | 07:32:00


 O desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque (TJPB) lançou o livro “Desembargador Heráclito Cavalcanti Carneiro Monteiro, um homem dedicado à justiça”, como parte das ações da Comissão de Cultura e Memória do Poder Judiciário, da qual é presidente. O livro destaca a vida do Dr. Heráclito Cavalcanti, que foi juiz de Itabaiana no início do século vinte, onde teve participação marcante na vida cultural, social e política daquela cidade, na época uma das mais progressistas da Paraíba.

O livro foi editado pelo jornalista Valter Nogueira, com a colaboração do também jornalista Fábio Mozart, cujo blog na internet (Toca do Leão) é citado como fonte de algumas informações contidas na obra.


O Desembargador Marcos Cavalcanti é natural de Mamanguape, sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano e autor de mais de dez obras versando sobre história de várias comunidades e sobre o Poder Judiciário na Paraíba.


Heráclito Cavalcanti foi juiz por dez anos em Itabaiana, e depois desembargador, durante vinte. Como juiz e chefe político daquela cidade, impulsionou o seu progresso e elevou-a, até 1915, a um dos centros comerciais mais importantes da Paraíba, superando até Campina Grande, conforme compara Osvaldo Trigueiro. Sua presença na chefia política ofuscava o administrador legalmente investido no cargo de prefeito.


Com Tribuna do Vale
Share this article :

0 comentários:

Speak up your mind

Tell us what you're thinking... !

 
Support : A2 Comunicação Visual | Dinho Andrade
Agência Digital A2 Comunicação Visual
Copyright © 2016. Gil Costa em Ação - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Dinho Andrade