As últimas chuvas registradas na Paraíba, principalmente, nas cabeceiras dos rios Paraíba e Taperoá, aumentaram a carga de água acumulada no açude Epitácio Pessoa em Boqueirão. A Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), confirmou que o nível do reservatório subiu 25 centímetros em menos de uma semana.
Segundo a AESA, Boqueirão recebeu 3,3 milhões de metros cúbicos de água durante as chuvas da semana anterior. O açude amanheceu nesta terça-feira com 91,442,836 milhões de metros cúbicos, o que representa 22.2%, de sua total capacidade. Vale lembrar que até na semana passada, Boqueirão estava com menos de 21% de sua capacidade. Somente em três dias, o açude recebeu mais de 1 milhão de metros cúbicos de água nova. A nova medição da AESA mostrou elevação da lâmina de água do reservatório. Ontem Boqueirão estava com 89 milhões 761 mil m3 de água, o que equivalia a 21,6%de sua cota máxima possível na atualidade. Hoje, o cenário já é outro.
"O aporte hídrico foi de apenas 0,8%. Mas é importante lembrar que ainda estamos no início do período chuvoso do semiárido paraibano. Acreditamos que, a partir de março, as chuvas irão se intensificar, e o nível do açude irá subir gradativamente”, informou o gerente de Monitoramento e Hidrometria da Aesa, Alexandre Magno.
De acordo com a meteorologista Marle Bandeira, não há previsão de novas chuvas no Cariri, Curimataú, Sertão e Alto Sertão nesta terça-feira (10), mas pode chover no Litoral.
Construído pelo Departamento Nacional de Obras Contra a Secas (Dnocs).há mais de 50 anos, o açude de Boqueirão abastece Campina Grande e mais 19 municípios do Compartimento da Borborema.
Severino Lopes
Home »
» Açude de Boqueirão registra ganho de 3,3 milhões de m³ de água
0 comentários:
Speak up your mind
Tell us what you're thinking... !