Saúde em Alta: Índice de Manifestação Predial na cidade do Ingá caiu novamente. - Gil Costa em Ação
ÚLTIMAS NOTÍCIAS :
Home » » Saúde em Alta: Índice de Manifestação Predial na cidade do Ingá caiu novamente.

Saúde em Alta: Índice de Manifestação Predial na cidade do Ingá caiu novamente.

Escrito por: Gil Costa em Acao on sexta-feira, 11 de julho de 2014 | 09:39:00

A Secretaria Municipal de Saúde do Ingá divulgou nesta quinta-feira (10), por meio da Vigilância Ambiental, o resultado do 3º LIRAa – Levantamento do Índice Rápido do Aedes Aegypti realizado entre os dias 07 e 08 de julho de 2014. O levantamento apontou um Índice de Infestação Predial (IIP) de 2,0% dos imóveis positivos para o mosquito da dengue, o 1º LIRAa do ano, realizado em janeiro apontou índice de 10,4% o 2º LIRAa realizado em março apontou um índice de 3,3%.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estabelece classificação dos índices de infestação por Aedes Aegypti: de 0 a 1% dos imóveis com larvas – satisfatório; 1,1 a 3,9% – sinal de alerta; acima de 3,9% – risco de epidemia.

De acordo com o Coordenador da Vigilância Ambiental Iuri Felix, a maior preocupação é com os focos do Aedes Aegypti dentro das casas, nos reservatórios ao nível do solo de consumo doméstico: tonel, depósito de barro, tanque, tambores e depósitos de água, contribuindo assim, para o desenvolvimento do mosquito dentro das casas, onde a falta de atenção da população acaba contribuindo para gerar condições de proliferação.

mosquito-dengue

A Secretaria Municipal de Saúde orienta a população para que sigam algumas recomendações importantes:

ü  Cuidado especial no armazenamento e destinação do lixo, mantendo-o em recipiente fechado e disponibilizando-o para recolhimento pela Limpeza Urbana na frequência usual;

ü  Jamais descarte o lixo ou qualquer outro material que possa acumular água no quintal de casa, no quintal de vizinhos, na rua ou em lotes vagos;

ü  Mantenha a caixa d’água sempre limpa e totalmente tampada;

ü  Mantenha as calhas livres de entupimentos para evitar represamento de água nas mesmas;

ü  Elimine os pratinhos de vasos de plantas; caso não seja possível mantenha-os limpos e escovados pelo menos três vezes ao dia;

ü  Mantenha limpos e escovados os bebedouros de animais domésticos; a água deve ser trocada diariamente;

A dengue é uma doença infecciosa febril transmitida por um mosquito e dura em torno de dez dias. Os sintomas são: febre, dor de cabeça, no corpo, nas articulações e por trás dos olhos, podendo afetar crianças e adultos. São quatro tipos, o mais grave é o sorotipo. 

Com esse vírus, as pessoas que já foram infectadas podem novamente ficar doentes e desenvolver a dengue hemorrágica, que se não for tratada pode levar à morte.

Fonte : SSMI Ingá
Share this article :

0 comentários:

Speak up your mind

Tell us what you're thinking... !

 
Support : A2 Comunicação Visual | Dinho Andrade
Agência Digital A2 Comunicação Visual
Copyright © 2016. Gil Costa em Ação - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Dinho Andrade