Obra de Niemeyer, Museu de Arte Popular é aberto em Campina Grande - Gil Costa em Ação
ÚLTIMAS NOTÍCIAS :
Home » » Obra de Niemeyer, Museu de Arte Popular é aberto em Campina Grande

Obra de Niemeyer, Museu de Arte Popular é aberto em Campina Grande

Escrito por: Gil Costa em Acao on terça-feira, 10 de junho de 2014 | 22:51:00

Inaugurado em 2012, o Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP) foi aberto ao público nesta terça-feira (10). A abertura do espaço, localizado em Campina Grande, aconteceu no final da tarde com música e declamação de poesia.Mantido pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), o museu  foi arquitetado por Oscar Niemeyer.

A obra é formada por círculos e ficou conhecida como Museu dos Três Pandeiros, em referência ao músico paraibano Jackson do Pandeiro.No MAPP os três pandeiros são divididos tematicamente em música, poesia e repente e artesanato. São mais de duas mil peças da literatura que estão em um dos espaços. O museu reúne parte do acervo da Biblioteca Átila Almeida, que detém a maior coleção de de pandeiro de Manoel Monteiro, em homenagem ao cordelista que morava em Campina Grande e morreu no fim de semana passado.

 No que se refere a música, o acervo reúne artigos como discos de vinil, roupas, violão, documentos e objetos pessoais dos artistas. “Contemplamos artistas populares como Jackson do Pandeiro, Sivuca, Marinês, Elba Ramalho até Herbert Viana”, destacou o professor Chico Pereira, pró-reitor de Cultura da UEPB. O artesanato fica na parte suspensa no ar e guarda artigos do cotidiano dos paraibanos feitos pelas mãos das pessoas da terra.

O local ganhou tecnologia europeia e, apesar de ainda precisar de alguns ajustes e acabamentos, vai proporcionar ao visitante recursos de áudio e vídeo particulares de acordo com o assunto que ele deseja conhecer dentro do espaço, com vários telões que exibem conteúdos diversos.

O Museu de Arte Popular da Paraíba  funcionará de terça-feira à sexta-feira, das 10h às 20h, e no final de semana, de 15h às 20h.
Share this article :

0 comentários:

Speak up your mind

Tell us what you're thinking... !

 
Support : A2 Comunicação Visual | Dinho Andrade
Agência Digital A2 Comunicação Visual
Copyright © 2016. Gil Costa em Ação - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Dinho Andrade