No Brasil, estudos indicam que 80% das doenças e 33% das mortes estão associadas à utilização e consumo de águas sem qualidade, poluídas e contaminadas por organismos e substâncias nocivas à saúde. Entre as classes etárias mais atingidas por doenças de veiculação hídrica estão às crianças, pela imaturidade do seu sistema imunológico. Por isso é importante à realização de um controle e monitoramento periódico da qualidade da água utilizada para abastecimento de escolas e creches.
Itabaiana desponta como uma das primeiras cidades de País a realizar esse monitoramento para a qualidade da água consumida pelos nossos alunos da rede municipal de ensino. Através de uma parceria firmada entre a Secretaria de Educação e a Empresa Consta Análise de Água e contemplará de início, cinco escolas do nosso município.
Segundo Ruan Blandow, Diretor do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Itabaiana iniciou a operacionalização da parceria com a instalação do CT22A, que é uma sonda multiparamétrica para monitoramento do controle da qualidade da água destinada ao consumo humano na Escola Municipal Sebastião Rodrigues de Melo – o CAIC, e em breve os demais educandários do nosso município estarão recebendo o equipamento e terão o acompanhamento desses profissionais.
A tecnologia é disponibilizada através de uma plataforma baseada em inteligência artificial de baixo custo, que captam variáveis e enviam dados pela internet, viabilizando decisões técnico-operacionais e obtendo respostas rápidas.
Para o prefeito de Itabaiana, Dr. Lúcio Flávio, a água de boa qualidade distribuída para consumo dos nossos estudantes representa maior segurança para os consumidores em termos de saúde, pois deverá estar livre de organismos capazes de provocar doenças, assim como de outras substâncias que potencializem e fortaleçam danos fisiológicos.
Por Gil Costa – Jornalista PMI
0 comentários:
Speak up your mind
Tell us what you're thinking... !