IBGE apresenta conclusão do Censo 2022 e prefeito de Itabaiana apresenta argumentos de contestação do resultado - Gil Costa em Ação
ÚLTIMAS NOTÍCIAS :
Home » , , » IBGE apresenta conclusão do Censo 2022 e prefeito de Itabaiana apresenta argumentos de contestação do resultado

IBGE apresenta conclusão do Censo 2022 e prefeito de Itabaiana apresenta argumentos de contestação do resultado

Escrito por: Gil Costa em Acao on terça-feira, 11 de abril de 2023 | 10:08:00


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) iniciou a Etapa de Apuração do Censo Demográfico e divulga os primeiros resultados neste mês de abril. A coleta alcançou 189.261.144 pessoas recenseadas, perfazendo 91% de cobertura da população estimada pelo órgão. O instituto encerrou o Censo no último, 28 de fevereiro em todo o Brasil.

Nesta segunda-feira, dia 10 de abril, houve uma reunião na Câmara Municipal de Itabaiana-PB para apresentar a conclusão do censo 2022 pelo IBGE aqui no município. Na ocasião o Prefeito Dr. Lúcio Flávio Araújo Costa, esteve acompanhado dos Secretários, Amanda Virginia – do Desenvolvimento Humano e Social, Sousa Filho - Secretário de Agricultura, Geraldo Moraes - da Gestão e Planejamento, além da Coordenadora da Atenção Básica - Fátima Fonseca e do Técnico de Planejamento da SEGEP, Thiago Lucena.

Na reunião foram apresentados pelo David Ferreira, os resultados do Censo 2020, mas que por conta da pandemia só foi possível a realização ano passado, e foi explicada toda a metodologia das entrevistas e coleta e apuração dos dados pelos recenseadores.

Diante dos números abaixo do esperado e da perda possível financeira, a Prefeitura de Itabaiana apresentou argumentos e fez uma contestação do resultado final, a partir de estudos internos da equipe de Planejamento. Por isso será realizada audiência com o corpo técnico do INTERPA Paraíba, a fim de reavaliar e medir impactos para o total de habitantes recenseados.

O Prefeito Dr. Lúcio Flávio falou do impacto que pode haver para as contas públicas, caso o número não seja corrigido, podendo o município ter perdas consideráveis de transferências de recursos a partir do FPM e de outras repasses. “Há uma grande preocupação nesse sentido, o nosso censo da saúde nos mostra que Itabaiana cresceu muito nos últimos anos, pela quantidade de pessoas que são atendidas diariamente pelo nosso SUS, isso mostra que muitas residências não foram visitadas, muita gente deixou de responder o censo, o que pode prejudicar os recursos financeiros futuros”. Disse ele.

As informações do Censo Demográfico servem para o cálculo de distribuição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), feita de acordo com o número de habitantes de cada cidade brasileira. 

Por Gil Costa/Jornalista PMI


Share this article :

0 comentários:

Speak up your mind

Tell us what you're thinking... !

 
Support : A2 Comunicação Visual | Dinho Andrade
Agência Digital A2 Comunicação Visual
Copyright © 2016. Gil Costa em Ação - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Dinho Andrade