O Governo do Estado inaugurou, nesta segunda-feira (13), a Casa da Economia Solidária do município de Ingá. O equipamento público gerenciado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano, por meio da Secretaria Executiva de Segurança Alimentar e Economia Solidária, em parceria com a Prefeitura Municipal, reúne sete empreendimentos, com mais de 60 artesãos comercializando seus produtos.
O deputado João Gonçalves que é parceiro e amigo do povo Ingaense e do Prefeito Robério Burity esteve presente no evento.
João Gonçalves falou da importância dessas iniciativas para as mulheres artesãs. O programa Casa da Economia Solidária que irá oferecer suporte e capacitação aos artesãos e produtores locais, e o programa rede delas, que dará suporte emocional, jurídico e psicológico para as mulheres vítimas de violência.
O Prefeito Roberio Burity agradeceu a presença do Deputado João Gonçalves, disse que é sempre um prazer recebê-lo, principalmente quando se trata de obras para o nosso povo.
Na Paraíba, já são seis Casas de Economia Solidária que atendem seus municípios e região (Barra de Santa Rosa, Pombal, Araruna, Soledade, Sumé e Ingá). Ingá e região circunvizinha tem grande apelo turístico, por isso a Casa de Economia Solidária, inaugurada nesta segunda-feira, fará parte da rota de guias locais, que terão o espaço como referência para a comercialização do artesanato local.
A professora e artesã Maria Marta Ferreira, moradora do Quilombo Pedra d’água, localizado a 17km do município de Ingá, participa de uma associação de mulheres que fazem peças na renda Labirinto. Ela tem 61 anos e desde os sete anos domina a técnica que aprendeu com a mãe. “Uma peça como a que nós produzimos é um processo manual que não é simples. Nós como mulheres queremos produzir e também vender”, disse.
0 comentários:
Speak up your mind
Tell us what you're thinking... !