Considerado o alimento mais completo para os bebês, o leite materno sacia a fome, contribui para a melhora nutricional, reduz a chance de obesidade, hipertensão e diabetes, diminui os riscos de infecções e alergias, além de provocar um efeito positivo na inteligência e no vínculo entre mãe e bebê.
Por isso, a Secretaria de Saúde de Itabaiana, esteve visitando na última semana, todas as dez Unidades Básicas de Saúde da Família e fazendo a abordagem as mães sobre o mês “Agosto Dourado”, que simboliza a luta pelo incentivo à amamentação.
De acordo com a OMS e o Unicef, cerca de 6 milhões de vidas são salvas anualmente por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de idade.
A Secretária de Saúde do município, Soraya Galdino esteve presente nas visitas e fez questão de lembrar as mães que a mulher que amamenta tem menor prevalência de câncer de mama e de ovário. Oferece uma série de estímulos sensoriais pelo contato entre mãe e filho, com efeitos na formação de vínculos afetivos entre os dois”. Concluiu ela.
Já o prefeito de Itabaiana, Dr. Lúcio Flávio, que é médico, lembrou que muitas mães ficam em dúvida se o ato de amamentar implica risco de infecção pelo leite materno para mulheres que testaram positivo para o novo coronavírus. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, não há risco de transmissão do SARS-CoV-2 pelo leite materno, por isso não há razão para evitar ou interromper a amamentação.
Por Gil Costa/Jornalista PMI
0 comentários:
Speak up your mind
Tell us what you're thinking... !