Prefeitura de Itabaiana realizou live dos 130 anos de emancipação política da cidade - Gil Costa em Ação
ÚLTIMAS NOTÍCIAS :
Home » , , » Prefeitura de Itabaiana realizou live dos 130 anos de emancipação política da cidade

Prefeitura de Itabaiana realizou live dos 130 anos de emancipação política da cidade

Escrito por: Gil Costa em Acao on sexta-feira, 28 de maio de 2021 | 10:17:00




Na tarde/noite desta quarta-feira, dia 25 de maio, a Prefeitura de Itabaiana, retransmitiu mais uma live com a presença do gestor Dr. Lúcio Flávio, do Vice-Prefeito Cláudio Neto, presença da secretária de cultura Socorro Almeida, com apresentação dos comunicadores Gil Costa e Adailton Macário.

A data é muito importante para a cidade, pois além de ser o aniversário de Itabaiana, é o dia de nascimento de um ilustre filho, "Sivuca", que se estivesse vivo estaria completando 91 anos, e ainda comemoramos o Dia Nacional do Sanfoneiro.Pelo seu trabalho principalmente com a sanfona, o paraibano teve o dia do sanfoneiro instituído em sua homenagem.

A live foi aberta com o talento do sanfoneiro Lucas Carvalho que tocou uma das  músicas mais executadas no mundo, "Feira de Mangaio", além de outros grandes sucessos de Sivuca. A aluna Maria Mikeline do bairro Brejinho declamou um poema para sua terra pelos 130 anos.

Na live tivemos duas rodadas de conversa. A primeira contamos com quatro historiadores da cidade, os professores Cinthia, Flaviano, Paulo e Joelma que atualmente é secretária de educação, onde eles deram uma verdadeira aula sobre a história de Itabaiana. 

Na segunda rodada da nossa live, recebemos familiares de Sivuca, como a sobrinha, a professora Vilma, que contou como era a vida de Sivuca  junto a família, curiosidades e da sua alegria em participar desse momento grandioso para Itabaiana, seus primos Orlando Otávio que é poeta e cantor, herdando o talento da família no sangue  e a prima Socorro Almeida que é secretária de cultura de Itabaiana.

Ouvimos depoimentos marcantes da vida e da história de Sivuca, que nasceu em Pernambuquinho. Participou da live a viúva do Maestro, Glorinha Gadelha que trouxe sua homenagem e emoção para Itabaiana e ao seu ex-marido, cantando uma música inédita. Tivemos ainda o Senador Veneziano, o Secretário de Cultura do Estado Damião Cavalcante Ramos, o Poeta Sander Lee e representando as Matrizes Africanas de Itabaiana, Zé Luiz. 


Por Gil Costa/Jornalista PMI


Share this article :

0 comentários:

Speak up your mind

Tell us what you're thinking... !

 
Support : A2 Comunicação Visual | Dinho Andrade
Agência Digital A2 Comunicação Visual
Copyright © 2016. Gil Costa em Ação - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Dinho Andrade