Juripiranga está prestes a receber um projeto inovador do ponto de vista sócio ambiental e promissor em se tratando de geração de renda. - Gil Costa em Ação
ÚLTIMAS NOTÍCIAS :
Home » , » Juripiranga está prestes a receber um projeto inovador do ponto de vista sócio ambiental e promissor em se tratando de geração de renda.

Juripiranga está prestes a receber um projeto inovador do ponto de vista sócio ambiental e promissor em se tratando de geração de renda.

Escrito por: Gil Costa em Acao on terça-feira, 3 de dezembro de 2019 | 10:38:00


No próximo dia 09 de dezembro, o prefeito Dr Paulo Dália Teixeira estará lançando a pedra fundamental da Unidade Simplificada de Triagem e Compostagem e Aterro de Rejeitos e Resíduos Sólidos, que será construída no Sítio Salgado, próximo ao Lixão de Juripiranga, que abrigará todo o processo de reciclagem do lixo produzido pela cidade.

Na prática, será construído um galpão, onde será feita a triagem dos resíduos e depois separados, um pátio de compostagem onde será produzido um adubo resultante da matéria orgânica, que são os restos de comida, além de uma célula, uma espécie de buraco onde serão despejados os rejeitos, que são os resíduos advindos de banheiros, como papel higiênico e fralda descartável que não podem ser reciclados.

A instalação desta Unidade em Juripiranga é inédita na Paraíba e representa um projeto piloto para todo o estado, que inclusive já tem licença para instalação emitida no último dia 18 de novembro pela Superintendência de Administração e Meio Ambiente da Paraíba – SUDEMA, colocando o município na linha de frente das políticas públicas voltadas para a preservação do meio ambiente.
Além do grande beneficiamento do ponto de vista ambiental proporcionado ao município com a prática da reciclagem, a instalação da referida Unidade também poderá ser uma alternativa de emprego e renda, pois a população por meio de uma cooperativa que deverá ser criada, com a produção oriunda da reciclagem, deverá atrair fábricas de reciclagem que certamente comprarão o que for produzido no processo, gerando assim mais emprego e renda para a população.

Para o evento do dia 09 de dezembro, onde se lançará a pedra fundamental da instalação da Unidade, o prefeito Dr Paulo Dália estará recebendo autoridades de todo o estado da Paraíba, entre elas o Procurador-Geral do Estado, Dr Francisco Seráfico, do Promotor de Justiça, Dr Raniere Dantas, que coordena o Centro de Apoio Operacional às Promotorias do Meio Ambiente do Ministério Público da Paraíba e de Dr José Farias, 1º Promotor do Meio Ambiente de João Pessoa, representantes da Promotoria Pública de Itabaiana e da SUDEMA.

A implantação do projeto converge em direção as políticas públicas ambientais já incrementadas pela atual gestão, no sentido de conscientizar a população para participar ativamente do trabalho de mobilização em prol da coleta seletiva, através de ações que já estão sendo implementadas em Juripiranga, em parceria com as secretarias de educação e saúde do município, projetando metas, tendo o acompanhamento do Ministério Público da Paraíba, que está sempre dando o norte para as ações em curso.

Para o sucesso desta grande empreitada, a Prefeitura de Juripiranga destaca como de fundamental importância, a participação da população na primeira linha do projeto, separando em suas residências o lixo, colaborando diretamente para a execução de uma coleta pública de lixo eficiente.

Portanto, separe o lixo.
Colabore com a transformação ambiental da nossa cidade, que está prestes a se concretizar.

Share this article :

0 comentários:

Speak up your mind

Tell us what you're thinking... !

 
Support : A2 Comunicação Visual | Dinho Andrade
Agência Digital A2 Comunicação Visual
Copyright © 2016. Gil Costa em Ação - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Dinho Andrade