Prefeitura de Juripiranga e Secretaria de Saúde trabalham setembro amarelo nas UBS'S - Gil Costa em Ação
ÚLTIMAS NOTÍCIAS :
Home » , , » Prefeitura de Juripiranga e Secretaria de Saúde trabalham setembro amarelo nas UBS'S

Prefeitura de Juripiranga e Secretaria de Saúde trabalham setembro amarelo nas UBS'S

Escrito por: Gil Costa em Acao on quarta-feira, 18 de setembro de 2019 | 09:43:00




Em alusão ao Setembro Amarelo, mês de combate ao suicídio, a Prefeitura de Juriprianga, através da Secretaria de Saúde, tem promovido diversas ações de conscientização e prevenção durante o mês, nas Unidades Básicas de Saúde – (UBS’s) da cidade.

Sob o tema “Prevenção do Suicídio e Valorização da Vida”, profissionais da saúde, como médicos, psicólogos e enfermeiros, levam a temática através de palestra e debate para as comunidades, com o intuito de prevenir o suicídio e alertar a população, voltando o olhar para esse tema que é uma realidade, mas que muitas vezes, fica esquecido.

Segundo o primeiro relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre prevenção do suicídio, lançado em 2014, começa com uma afirmação taxativa: o suicídio pode ser prevenido. Apesar disso, a cada 40 segundos, uma pessoa morre por suicídio em algum lugar do mundo, totalizando mais de 800 mil mortes por ano. Essa é a segunda causa de morte em jovens entre 15 e 29 anos, responsável por 50% das mortes violentas entre homens e por 71% entre mulheres.

Sendo assim, é preciso que as pessoas entendam como as enfermidades de cunho mental são sérias. Por isso, é importante que a família fique atenta aos comportamentos de alerta. Por trás deles estão os sentimentos de pessoas que podem estar pensando em suicídio. São quatro os sentimentos principais de quem pensa em se matar. Todos começam com “D”: depressão, desesperança, desamparo e desespero (regra dos 4D).

Caso note alguém com este comportamento, a ajuda pode começar em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), que é a porta de entrada para os usuários do SUS. Se necessário, o paciente será encaminhado a um serviço de atenção especializada.
Share this article :

0 comentários:

Speak up your mind

Tell us what you're thinking... !

 
Support : A2 Comunicação Visual | Dinho Andrade
Agência Digital A2 Comunicação Visual
Copyright © 2016. Gil Costa em Ação - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Dinho Andrade