PROJETO: Prefeitos conhecem ‘Família Acolhedora - Gil Costa em Ação
ÚLTIMAS NOTÍCIAS :
Home » , » PROJETO: Prefeitos conhecem ‘Família Acolhedora

PROJETO: Prefeitos conhecem ‘Família Acolhedora

Escrito por: Gil Costa em Acao on quarta-feira, 28 de agosto de 2019 | 07:27:00


Prefeitos paraibanos conheceram nesta segunda-feira (26), experiências do projeto ‘Família Acolhedora’, que existe desde 2006, em Cascavel, no Paraná, e hoje atende cerca de 150 famílias que abrem as portas de casa para crianças e adolescentes. O encontro aconteceu em João Pessoa realizado pela Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) e pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB). Nesse primeiro momento, o projeto está sendo implantado em 23 municípios já com leis instituídas e em mais 22 onde os projetos estão em tramitação.

A experiência do projeto em Cascavel foi apresentada pela assistente social e coordenadora do serviço de Acolhimento Familiar do município, Neuza Cerutti. Ela explicou que famílias cadastradas acolhem crianças e adolescentes afastados do convívio familiar, por medida de segurança proteção, em função de abandono ou pelo fato da família se encontrar temporariamente impossibilitada de cumprir suas funções de cuidado e proteção. Nesse período, são realizados esforços visando a restaurar as condições para que a família de origem receba novamente sua criança ou adolescente.

“Tenho certeza que esse projeto renderá bons frutos nos municípios paraibanos porque vimos aqui o comprometimento dos prefeitos e secretários de Assistência Social, além da parceria da Famup e do Ministério Público. Esse é um projeto que tem que ser construído e fortalecido aos poucos, mas é fundamental que iniciemos porque, antes de mais nada, é uma prova de amor ao próximo”, destacou Neuza Cerutti.

O presidente da Famup, George Coelho, disse que o programa está sendo bem recebido pelos prefeitos e a prova disso é o engajamento dos gestores na edição de leis que irão garantir o funcionamento do ‘Família Acolhedora’. “A ação social é fundamental nos municípios e estamos fortalecendo isso aqui na Paraíba. Foi fundamental a apresentação da experiência vivida em Cascavel para que possamos iniciar os trabalhos no nosso Estado. É bom lembrar que somos passageiros no poder e temos que deixar para as futuras gerações um bom trabalho”, disse.

Caminho certo – Para o coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa da Criança e do Adolescente, o promotor de Justiça Alley Escorel, a parceria com a Famup é fundamental para o fortalecimento do ‘Família Acolhedora’. “É preciso querer, ter empatia e trabalhar para que esse projeto dê certo nos municípios e esse encontro mostra que estamos no caminho correto”, afirmou.

A secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Gilvaneide Nunes, agradeceu a Famup e ao MPPB pelo empenho e apoio aos projetos de ação social desenvolvidos na Paraíba. “A Paraíba dá mais um passo fortalecer uma política pública de proteção social de crianças e adolescentes. É muito bom ver esse comprometimento dos municípios com o ‘Família Acolhedora’”, observou.
Além de George Coelho, presidente da Famup e prefeito de Sobrado, estiveram os prefeitos de Juripiranga, Paulo Dália; de Salgado de São Félix, Adjailson Andrade; Frei Martinho, Aido Lira; Itabaiana, Doutor Lúcio; de Boa Vista, André Gomes; Duas Estradas, Joyce; Alagoinha, Maria Rodrigues; Pedra Lavrada, Jarbas Melo; Soledade, Geraldo Moura; Picuí, Oliviano Dantas; e de São Vicente do Seridó, Graciete Dantas. Também estiveram presentes os promotores Fábia Dantas, Daniela Lucena e Juliana Couto.

Share this article :

0 comentários:

Speak up your mind

Tell us what you're thinking... !

 
Support : A2 Comunicação Visual | Dinho Andrade
Agência Digital A2 Comunicação Visual
Copyright © 2016. Gil Costa em Ação - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Dinho Andrade