Aesa reduz vazão de água do açude de Boqueirão para Acauã em 85%, na Paraíba - Gil Costa em Ação
ÚLTIMAS NOTÍCIAS :
Home » , , » Aesa reduz vazão de água do açude de Boqueirão para Acauã em 85%, na Paraíba

Aesa reduz vazão de água do açude de Boqueirão para Acauã em 85%, na Paraíba

Escrito por: Gil Costa em Acao on sexta-feira, 30 de agosto de 2019 | 09:44:00


A Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa-PB) reduziu em 85% a vazão da saída de água das comportas do Açude Epitácio Pessoa, conhecido como Açude de Boqueirão, no Cariri paraibano, para a barragem de Acauã, no município de Itatuba, no Agreste. A medida começou nesta quinta-feira (29).

Segundo o gerente regional da Aesa, João Adelino, desde o mês julho as comportas do Açude de Boqueirão estavam abertas com a liberação de 2 mil litros de água por segundo no Rio Paraíba, que leva água para Acauã. A partir desta quinta-feira, a vazão vai ser reduzida para 300 litros por segundo. Ou seja, será diminuída em 85%.

O gerente explicou que a redução foi autorizada pela Agência Nacional das Águas (ANA) pois o açude de Acauã já recebeu os 8 milhões metros cúbicos de água que precisava para garantir a segurança do abastecimento de 11 cidades da região.

Ainda sobre a vazão, o gerente regional disse que os 300 litros de água por segundo são para garantir a segurança hídrica do Rio Paraíba. Nesse caso, a vazão reduzida vai servir para garantir água corrente no leito do rio, até a barragem de Acauã.

Share this article :

0 comentários:

Speak up your mind

Tell us what you're thinking... !

 
Support : A2 Comunicação Visual | Dinho Andrade
Agência Digital A2 Comunicação Visual
Copyright © 2016. Gil Costa em Ação - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Dinho Andrade