Na ultima quarta-feira dia 24 de julho, foi realizada mais uma etapa do projeto CNM – Qualifica, da Confederação Nacional dos Municípios, por meio de um seminário que reuniu prefeitos, secretários municipais e servidores de várias cidades paraibanas, em uma parceria com a Federação das Associações de Municípios da Paraíba, onde foram discutidos temas de grande relevância para as cidades.
O município de Juripiranga foi representado pelo prefeito Dr Paulo Dália Teixeira, que participou ativamente dos debates, contribuindo para a formulação das ideias durante o evento.
O enfoque do seminário de qualificação foi o sistema previdenciário brasileiro, com seus aspectos técnicos, administrativos e normativos, a aplicação e investimentos dos recursos previdenciários financeiros e não financeiros geridos pelo Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) e os desafios de sua gestão perante o órgão normatizador e controle externo.
Durante o seminário foi consenso entre todos os gestores municipais que as despesas com a Previdência própria têm crescido permanentemente por conta do aumento do número de servidores com idade beirando a aposentadoria. Foi colocado que uma das formas de sanar o problema seria buscar outros meio de financiamento, como a recuperação de dívida ativa, como bem falou um dos palestrantes do evento, o especialista em previdência e integrante da CNM, Mário Ratts. Ainda segundo ele, o foco em gestão é primordial para manter a saúde financeira dos institutos de previdência.
O prefeito Dr Paulo Dália Teixeira aprovou a realização do evento pela FAMUP em parceria com a CNM e disse que é importante os gestores ficarem atentos aos desdobramentos a nível nacional das discussões em relação a reforma da previdência que é um tema que reflete nas administrações municipais de todo o país, defendendo a inclusão de estados e municípios no bojo da reforma, de maneira que venha preservar as aposentadorias da população no futuro.
0 comentários:
Speak up your mind
Tell us what you're thinking... !