Saúde realiza Dia D da Campanha de Vacinação em Itabaiana - Gil Costa em Ação
ÚLTIMAS NOTÍCIAS :
Home » , , » Saúde realiza Dia D da Campanha de Vacinação em Itabaiana

Saúde realiza Dia D da Campanha de Vacinação em Itabaiana

Escrito por: Gil Costa em Acao on segunda-feira, 6 de maio de 2019 | 09:57:00



Nesta manhã de sábado ensolarada, a dona de casa Maria José, 57 anos, saiu cedo para levar a neta Beatriz, de 5 anos, para tomar a vacina contra a Influenza, no município de Itabaiana. Além dela, várias pessoas participaram da abertura oficial do Dia D da 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza (gripe), realizada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Núcleo de Imunização, na Praça Epitácio Pessoa, centro da cidade.

No local, tendas montadas abrigavam o mutirão de agentes de saúde que estavam aplicando a vacina no grupo prioritário e atualizando a caderneta de vacinação da população. As unidades de saúde da família do município também estavam atendendo às pessoas que preferissem ir para lá. No total, eram 10 postos de vacinação à espera do cidadão.

A secretária de Saúde do município, Soraia Galdino, agradeceu a SES por ter escolhido Itabaiana como local da abertura oficial da campanha e lembrou que, desde 2016, a cidade tem conseguido passar da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde (MS), que é de 90%.

“Isso acontece por conta da ação e determinação da nossa equipe. Entendemos que a prevenção é sempre o melhor caminho, pois evita a doença. O sucesso não é hoje, o sucesso não é essa festa. O sucesso é atingirmos a nossa meta de cobertura vacinal, não só em Itabaiana, mas em toda a Paraíba”, afirmou.

O prefeito de Itabaiana, Lúcio Flávio, falou sobre a importância do reconhecimento do Governo do Estado em escolher o município para sediar o Dia D devido a alta cobertura vacinal. “É uma forma de incentivo. Buscamos atingir as metas, pois sabemos da seriedade de uma pneumonia grave. Pessoas morrem por um motivo que poderia ter sido evitado com a vacinação. Às vezes, o que falta é esse contato, é alguém explicar, por isso fazemos sempre uma busca ativa. É importante essa conscientização da população”, pontuou.

A secretária executiva de Saúde da Paraíba, Renata Nóbrega, explicou que a vacina é uma forma de prevenção para reduzir o risco de hospitalização, principalmente por pneumonia e alertou para que a população vá até uma Unidade de Saúde da Família para se vacinar.

“Estamos com uma cobertura atual de 26,66% em toda a Paraíba. Chamamos atenção para todos os municípios da 12ª Região de Saúde e todas as demais regiões do estado para que até o dia 31 atualizem os cartões de vacinação para a Influenza. Recomendamos que todo o público alvo procure uma Unidade de Saúde da Família para se vacinar, entendendo que isso é um ato de prevenção, para evitarmos novas complicações de adoecimento para a população”, completou.

Na ocasião, além do serviço de vacinação ofertado, houve a apresentação da Quadrilha dos Idosos de Itabaiana, do Grupo Folclórico de Juripiranga e um espaço dedicado às crianças com pula-pula, algodão doce e a presença do Zé Gotinha. 

Grupos prioritários - Além dos indivíduos com 60 anos ou mais de idade, são vacinadas as crianças na faixa etária de seis meses a menores de seis anos de idade (cinco anos, 11 meses e 29 dias), as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os trabalhadores de saúde, os povos indígenas, os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, professores de escolas públicas e privadas e policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das forças armadas.






Share this article :

0 comentários:

Speak up your mind

Tell us what you're thinking... !

 
Support : A2 Comunicação Visual | Dinho Andrade
Agência Digital A2 Comunicação Visual
Copyright © 2016. Gil Costa em Ação - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Dinho Andrade