Barragem de Acauã começa a receber água de Boqueirão - Gil Costa em Ação
ÚLTIMAS NOTÍCIAS :
Home » , , » Barragem de Acauã começa a receber água de Boqueirão

Barragem de Acauã começa a receber água de Boqueirão

Escrito por: Gil Costa em Acao on sexta-feira, 6 de abril de 2018 | 09:38:00


A barragem de Acauã, na cidade de Itatuba, no Agreste da Paraíba, começou a receber na tarde da quarta-feira (4) as águas do açude Boqueirão. O registro aconteceu depois de duas semanas da abertura das comportas do manancial, que abastece Campina Grande e outros 18 municípios. De acordo com informações da Agência de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), a barragem de Acauã deve receber 4,8 milhões de metros cúbicos de água. Atualmente o reservatório acumula apenas 9.201.670 milhões de m³ de água, o equivalente a 3,6% de sua capacidade total de 253 milhões de m³, conforme dados da Aesa. 

A autorização da abertura das comportas de Boqueirão para liberação das águas do São Francisco pelo Rio Paraíba até a barragem de busca evitar o colapso de água em 14 municípios da região, abastecidos pelo manancial. Segundo o presidente da Aesa, João Fernandes, a medida não gera nenhum risco para população de Campina Grande e das outras 18 cidades abastecidas por Boqueirão. “Não existe nenhum risco hídrico para o açude Boqueirão, uma vez que o açude acumula hoje mais de 70 milhões de metros cúbicos de água. 

O volume hídrico é suficiente para atender a necessidade da população. Além disso, existe o acompanhamento diário feito pela Aesa observando o nível da água no manancial e a medição da vazão na abertura das comportas. Tudo é feito analisando o controle da situação”, ressaltou. O açude de Boqueirão acumula nesta quinta-feira (5), o número de 71.332.888 milhões de metros cúbicos de água, o que corresponde ao percentual de 17,33% de toda sua capacidade hídrica.

Share this article :

0 comentários:

Speak up your mind

Tell us what you're thinking... !

 
Support : A2 Comunicação Visual | Dinho Andrade
Agência Digital A2 Comunicação Visual
Copyright © 2016. Gil Costa em Ação - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Dinho Andrade