Ricardo anuncia inauguração do Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires - Gil Costa em Ação
ÚLTIMAS NOTÍCIAS :
Home » , , » Ricardo anuncia inauguração do Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires

Ricardo anuncia inauguração do Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires

Escrito por: gilberlania costa on terça-feira, 27 de março de 2018 | 09:42:00

A saúde da Paraíba recebe, na primeira semana de abril, o Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, um dos equipamentos de saúde mais modernos do Estado, referência em cardiologia e neurologia. Durante a plenária do Orçamento Democrático Estadual, na noite do sábado (24), o governador Ricardo Coutinho anunciou que a unidade de saúde ser inaugurada no dia 4 de abril.

O governador apresentou dados sobre a Rede de Cardiologia Pediátrica, que já beneficiou milhares de crianças em seis anos de atuação. Para ele, a inauguração do Hospital Metropolitano vai coroar esse trabalho realizado, já que a unidade de saúde também irá oferecer o serviço de referência em cardiologia pediátrica.

“Construímos uma rede de cardiologia pediátrica. Toda a criança que nasce na Paraíba passa por um exame para saber se tem algum indício de problema no coração. É dever do Estado estar presente a aplicar os testes que já nos levaram a fazer mais de mil cirurgias em crianças na rede de cardiologia pediátrica. Isso é algo extraordinário que será coroado com a abertura do maior hospital que o Estado já recebeu, o Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires”, destacou o governador.

Ricardo também lembrou que o Hospital Metropolitano recebe o nome de Dom José Maria Pires em homenagem a um dos maiores humanistas que o Estado já teve e o primeiro arcebispo negro do País. “Dom José Maria Pires foi arcebispo da Paraíba por 31 anos. Ele aceitou a homenagem ainda em vida e dará o nome a esse grande hospital que beneficiará toda a Paraíba”, pontuou o governador.

Para a secretária de Estado da Saúde, Cláudia Veras, “esta é uma obra muito emblemática, sob o ponto de vista da política de saúde pública da Paraíba, uma vez que os custos na saúde são muito altos, as necessidades da população são crescentes e os recursos limitados. Mesmo assim, o Governo assumiu este compromisso, identificando desde o primeiro momento que a Região Metropolitana necessitava de um suporte de média e alta complexidades”.

Cláudia explica que a especialidade do hospital foi definida a partir do perfil epidemiológico do Estado, já que existe uma prevalência de doenças cardiovasculares entre os paraibanos. “Embora tenhamos serviços conveniados com o SUS nas especialidades de cardiologia e neurologia, não possuíamos um serviço próprio, público nessas especialidades”, comentou ela.

“Todos os profissionais de saúde reconhecem a importância dessa obra para a saúde do Estado e nós estamos muito orgulhosos em poder coordenar esta etapa da entrega da obra, uma vez que pudemos acompanhar todas as fases, desde a concepção e os desafios do financiamento para garantir o funcionamento de um equipamento de saúde pública tão importante para toda a população”, concluiu a secretária.
Hospital Metropolitano

O Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, localizado em Santa Rita, contou com investimento de mais de R$ 150 milhões pelo Governo, dos quais 75% recursos próprios do Estado e 25% em verbas federais. Esse será primeiro hospital público especializado em neurologia e cardiologia da Paraíba e, quando funcionando em sua total capacidade, disponibilizará 226 leitos, sendo 58 de UTI, 11 salas de cirurgia e um moderno centro de diagnóstico por imagem.

O atendimento será referenciado e atenderá a população dos 223 municípios da Paraíba.

Share this article :

0 comentários:

Speak up your mind

Tell us what you're thinking... !

 
Support : A2 Comunicação Visual | Dinho Andrade
Agência Digital A2 Comunicação Visual
Copyright © 2016. Gil Costa em Ação - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Dinho Andrade