Hospital Regional de Itabaiana realiza triagem para duzentas cirurgias de catarata, beneficiando os 14 municípios do Vale do Paraíba - Gil Costa em Ação
ÚLTIMAS NOTÍCIAS :
Home » , , » Hospital Regional de Itabaiana realiza triagem para duzentas cirurgias de catarata, beneficiando os 14 municípios do Vale do Paraíba

Hospital Regional de Itabaiana realiza triagem para duzentas cirurgias de catarata, beneficiando os 14 municípios do Vale do Paraíba

Escrito por: Gil Costa em Acao on quarta-feira, 8 de novembro de 2017 | 19:17:00


O Hospital Regional Sebastião Rodrigues de Melo de Itabaiana, por meio da Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba, esteve durante toda a manhã desta quarta-feira, dia 08 de novembro, realizando uma triagem com pacientes da Região do Vale do Paraíba, para dar início ao mutirão de cirurgias de catarata. A ação é uma iniciativa da SES-PB e a unidade de Itabaiana foi citada como referência para a realização dos procedimentos, que terá como médico cirurgião, o Dr. Leonardo Feitosa Filho.

De acordo com a diretora geral da unidade, Gilvânia Alves, a triagem é de extrema importância para conhecer os pacientes e suas necessidades. “Os exames tiveram início às 9:00 horas da manhã”. Serão feitos teste de glicemia, coagulograma, triglicerídeos, hemograma e o risco cirúrgico. Após a triagem, com todos os exames prontos, será agendado o dia da cirurgia”, informou.

Gilvânia disse ainda que a expectativa é que pelo menos 200 pacientes sejam beneficiados. “Usuários de 14 cidades da 12ª Gerência Regional de Saúde serão beneficiados: Itabaiana, Mogeiro, Ingá, Pedras de Fogo, Juripiranga, Itatuba, Pilar, São Miguel de Taipu, Juarez Távora, São José dos Ramos, Caldas Brandão, Gurinhém, Riachão do Bacamarte e Salgado de São Félix”, adiantou.

A catarata é um processo de opacificação do cristalino, que é uma lente natural dos olhos localizada atrás da íris. Essa lente (cristalino) é normalmente clara e transparente. Com o aparecimento da catarata, ela se torna opaca e impede a passagem dos raios luminosos que formam a imagem no fundo do olho.

O único tratamento eficaz para a catarata é a cirurgia, não existindo colírios ou óculos que eliminem a doença. A cirurgia utiliza um laser e facoemulsificação. São feitas incisões no olho para introdução de uma cânula no globo ocular, ligada a um equipamento que aspira e dilui a catarata.

Share this article :

0 comentários:

Speak up your mind

Tell us what you're thinking... !

 
Support : A2 Comunicação Visual | Dinho Andrade
Agência Digital A2 Comunicação Visual
Copyright © 2016. Gil Costa em Ação - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Dinho Andrade