Nascida em berço de ouro branco e enquanto estratégico ponto comercial dos tropeiros, a antiga Vila Nova da Rainha celebra nesta quarta-feira (11) seus 153 anos de emancipação política.
A segunda maior cidade do Estado da Paraíba, Campina Grande, e seus 385 mil habitantes comemoraram mais um aniversário, rendendo homenagens ao crescimento da cidade. Campina do Açude Velho com suas inseparáveis estátuas do centenário que faz alusão ao índio, a catadora de algodão e ao tropeiro; do Parque do Povo, do Parque Evaldo Cruz, do Teatro Municipal Severino Cabral, da Feira Central, da avenida Maciel Pinheiro, de suas praças monumentos que contam detalhes de um das mais aconchegantes cidades do País.
Campina Grande ainda é um importante centro universitário, contando com dezessete universidades sendo duas delas públicas: a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), e a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).
É também proporcionalmente a cidade com o maior número de doutores do Brasil, 1 para cada 590 habitantes, seis vezes a média nacional. Além de ensino superior, o município é destaque também em centros de capacitação para o nível médio e técnico.
As principais atividades econômicas do município são: extração mineral; de beneficiamento e de desenvolvimento de software; comércio varejista, culturas agrícolas; pecuária; indústrias de transformação, atacadista e serviços. Sua posição privilegiada contribui para que seja um centro distribuidor e receptor de matéria-prima e mão-de-obra de vários estados.
0 comentários:
Speak up your mind
Tell us what you're thinking... !