A Rede de Cardiologia Pediátrica da Paraíba iniciou uma triagem de gestantes para Caravana do Coração em todo o estado.
Profissionais da Rede de Cardiologia Pediátrica da Paraíba e da ONG Círculo do Coração iniciaram, nas Salas do Coração do estado, o “Estudo das Marias”. O estudo é uma espécie de triagem, no qual gestantes aleatórias de todos os municípios paraibanos, cujos nomes comecem com a letra M, serão avaliadas.
Durante dez dias, técnicos de enfermagem, sob supervisão de enfermeiros da Sala do Coração e da equipe Circor online, realizarão a triagem nas gestantes, buscando selecionar as gestantes de risco que serão atendidas na Caravana do Coração. A meta do estudo é atender aproximadamente três mil mulheres em todas as 21 salas do coração do estado.
Aqui na 12ª região de saúde, que abrange 14 municípios, a triagem das mulheres grávidas, está acontecendo no hospital regional com a enfermeira e coordenadora da sala do coração, Vivian Morais.
Em contato com a nossa reportagem, ela explicou sobre a importância dos secretários de saúde da região se mobilizar e enviarem suas gestantes para triagem aqui no hospital. Ela lembrou que teve inicio na ultima terça-feira, nos dois expedientes e segue até a próxima semana, quando pretende atingir um número de 200 grávidas.
A abordagem às gestantes foi incluída na Caravana do Coração para que a gente possa otimizar o trabalho e o atendimento realizado. Os municípios identificam, de maneira aleatória, aquelas gestantes que os nomes começam com a letra m, e encaminha para a Sala do Coração mais próxima, onde serão realizados vários exames, como avaliação do IMC, checagem da Pressão Arterial, testes de estímulo de glicose e de urina, além de testes rápidos para sífilis, HIV e hepatite B. A partir dos resultados, a gestante será encaminhada para cuidados especializados, em caso de necessidade”, explicou.
0 comentários:
Speak up your mind
Tell us what you're thinking... !