Cisternas 'salvam' escolas do semiárido e afastam risco de fechamento, na Paraíba - Gil Costa em Ação
ÚLTIMAS NOTÍCIAS :
Home » , » Cisternas 'salvam' escolas do semiárido e afastam risco de fechamento, na Paraíba

Cisternas 'salvam' escolas do semiárido e afastam risco de fechamento, na Paraíba

Escrito por: Gil Costa em Acao on terça-feira, 13 de outubro de 2015 | 09:14:00


Escolas de comunidades rurais do semiárido paraibano estão sendo preparadas para conviver com a seca e a escassez de água. Elas estão recebendo cisternas que acumulam até 52 mil litros do produto. Os reservatórios devem abastecer a comunidade escolar e afastar a ameaça de fechamento das unidades por conta falta de água para alimentar as crianças.

Os benefícios trazidos com a implantação das cisternas destinam-se não só aos alunos, professores e funcionários das unidades de ensino. Os reservatórios vão disponibilizar água também para abastecer as famílias que moram na comunidade.

Na Paraíba, pelo menos 19 escolas já estão com as cisternas em fase final de instalação. Algumas estão faltando apenas a tubulação para que sejam utilizadas.

A instalação das cisternas faz parte de uma parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS) e a Associação Programa 1 Milhão de Cisternas para o Semiárido (AP1MC). A meta da parceria, conforme o MDS, é instalar cinco mil cisternas escolares em 255 municípios brasileiros.

A previsão para a Paraíba é de que sejam construídas até o ano que vem 775 unidades, beneficiando cerca de 27 mil estudantes paraibanos.


As cisternas instaladas nas comunidades rurais serão abastecidas com água fornecidas pelos caminhões pipa do exército. A capacidade de armazenamento de cada uma delas é de 52 mil litros. O produto poderá abastecer as escolas por até oito meses.

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social, a seleção e cadastramento das escolas beneficiadas com as cisternas é realizado por entidades contratadas pela Associação Programa 1 Milhão de Cisternas para o Semiárido (AP1MC) e credenciadas pelo MDS.

Todo o processo conta com a participação de entidades representativas das comunidades, secretarias municipais de Educação, Conselhos Municipais e lideranças comunitárias. O MDS informou ainda que a lista de escolas localizadas em municípios que sofrem com o problema da escassez de água, baseada no censo escolar, também é levada em conta durante a seleção.
Share this article :

0 comentários:

Speak up your mind

Tell us what you're thinking... !

 
Support : A2 Comunicação Visual | Dinho Andrade
Agência Digital A2 Comunicação Visual
Copyright © 2016. Gil Costa em Ação - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Dinho Andrade