Açude de Boqueirão está próximo de atingir pior baixa em 15 anos - Gil Costa em Ação
ÚLTIMAS NOTÍCIAS :
Home » , » Açude de Boqueirão está próximo de atingir pior baixa em 15 anos

Açude de Boqueirão está próximo de atingir pior baixa em 15 anos

Escrito por: Gil Costa em Acao on quarta-feira, 16 de setembro de 2015 | 08:07:00


Responsável pelo abastecimento de Campina Grande e mais 18 municípios do Compartimento da Borborema, o Açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão, está a menos de dois centímetros de atingir a pior baixa no seu volume de água nos últimos 15 anos.
Por conta da seca prolongada, da evaporação e do consumo, o açude continua agonizado, e perdendo um centímetros de água todo o dia.

Com capacidade para armazenar 411.686.287 milhões de metros cúbicos, Boqueirão está apenas com 65.544.160 mm de água acumulada, o que representa o preocupante 15,9%, segundo a última medição da Agência Executiva de Gestão das Águas (AESA). Já é menor nível desde janeiro de 2015, o risco de um colapso no sistema de abastecimento de Campina Grande não está afastado.

O pior nível de armazenado de água registrado no Açude Boqueirão foi no ano de 1999, quando o Estado vivenciou uma de suas maiores secas e o manancial chegou aos 14% de capacidade.

 O reflexo da seca pode ser vista no açude. Alguns locais antes cobertos por água, se transformaram em ilhas. A vegetação seca, o solo duro,  também revelam os efeitos da longa estiagem.

Caso não chova nas cabeceiras dos rios Taperoá e Paraíba, o açude de Boqueirão deve atingir o volume morto na segunda quinzena de dezembro de 2015, de acordo com a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa). O manancial deverá chegar aos 10% neste prazo, que significa o volume morto. Diante do risco de colapso, a Cagepa já estuda a possibilidade de ampliar o racionamento na região de 60 horas para 84 horas semanais.

Segundo o gerente regional da Cagepa em Campina Grande, Simão Almeida, um equipamento para bombear a água do volume morto já está sendo montado. "Nos próximos 90 dias nós vamos estar com a captação flutuante para iniciar os testes, porque quando precisarmos utilizá-la já estará pronto", explicou.
Share this article :

0 comentários:

Speak up your mind

Tell us what you're thinking... !

 
Support : A2 Comunicação Visual | Dinho Andrade
Agência Digital A2 Comunicação Visual
Copyright © 2016. Gil Costa em Ação - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Dinho Andrade