Cardiopatia infantil: Projeto 'Círculo do Coração' ganha destaque na mídia nacional - Gil Costa em Ação
ÚLTIMAS NOTÍCIAS :
Home » , » Cardiopatia infantil: Projeto 'Círculo do Coração' ganha destaque na mídia nacional

Cardiopatia infantil: Projeto 'Círculo do Coração' ganha destaque na mídia nacional

Escrito por: Gil Costa em Acao on terça-feira, 18 de agosto de 2015 | 08:23:00





Nesta terça-feira (18), o projeto “Círculo do Coração”, uma parceria do Governo da Paraíba com a ONG Círculo do Coração, de Recife, será o destaque do programa de TV “Sala de Convidados", do Canal Saúde, da Fiocruz, no Rio de Janeiro. Em três anos e dez meses, o projeto, que oferece toda assistência em cardiologia pediátrica, já atendeu a 100 mil crianças, no estado. Além disso, deu origem à “Caravana do Coração”, ação que acontece em várias cidades paraibanas, que em três anos atendeu 2.573 pessoas, entre crianças e gestantes. 

O entrevistado será o cardiologista e assessor técnico do gabinete da Secretaria de Estado da Saúde, Mário Toscano, que na ocasião representará a secretária de Estado da Saúde, Roberta Abath.
Desde outubro de 2011, o “Círculo do Coração” diagnosticou, aproximadamente, 2.000 crianças com doenças cardíacas. Dessas, 438 foram submetidas à cirurgia e as demais estão em tratamento clínico. Antes do convênio, muitas dessas crianças morriam devido à escassez de profissionais capacitados na Paraíba, o que dificultava o diagnóstico; à falta de serviços para a realização de cirurgias e ao excesso de burocracia, nos trâmites dos processos de transferência para outros estados. Neste contexto, os gastos com transporte aéreo, tratamentos em outros estados eram muito caros, chegando à cobrança de R$ 1 milhão para o tratamento de uma única criança.



Após a parceria, os profissionais passaram a ser capacitados e continuam sendo, de forma rotineira; o Complexo Pediátrico Arlinda Marques passou a realizar cirurgias cardíacas pediátricas e as transferências passaram a acontecer somente dos casos mais graves, realizadas em ambulância de suporte avançado, do Samu, para o Hospital Real Português de Recife, onde funciona a ONG.



Na Paraíba, 20 maternidades e o Complexo de Pediatria Arlinda Marques, na capital, fazem parte do projeto. A rede de maternidades estruturada para realizar o diagnóstico da cardiopatia tem três serviços de referência: Cândida Vargas, em João Pessoa; o Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (Isea), em Campina Grande e Peregrino de Carvalho, em Patos. Na capital, estão interligadas à rede, as maternidades Frei Damião, Hospital da Polícia Militar General Edson Ramalho e Hospital Universitário Lauro Wanderley. Ainda ligados a capital, ficam os centros de Guarabira, Itabaiana e Mamanguape. Na região de Campina Grande, estão ligadas as maternidades das cidades de Itaporanga, Esperança, Monteiro e Picuí. E na área de Patos, estão interligadas as maternidades dos municípios de Sousa, Cajazeiras, Pombal e Catolé do Rocha.
Share this article :

0 comentários:

Speak up your mind

Tell us what you're thinking... !

 
Support : A2 Comunicação Visual | Dinho Andrade
Agência Digital A2 Comunicação Visual
Copyright © 2016. Gil Costa em Ação - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Dinho Andrade