MPF/PB recebe documentos que servirão de base para inquérito civil público da barragem de Acauã - Gil Costa em Ação
ÚLTIMAS NOTÍCIAS :
Home » , » MPF/PB recebe documentos que servirão de base para inquérito civil público da barragem de Acauã

MPF/PB recebe documentos que servirão de base para inquérito civil público da barragem de Acauã

Escrito por: Gil Costa em Acao on terça-feira, 21 de julho de 2015 | 07:55:00


O Ministério Público Federal na Paraíba (MPF/PB), por meio da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC), recebeu nesta segunda-feira, 20 de julho, na sede do órgão, em João Pessoa, uma vasta documentação que servirá de base para o inquérito civil público instaurado no ano passado acerca das comunidades que viviam à beira do Rio Paraíba e tiveram prejuízos com a construção da barragem de Acauã, no início dos anos 2000.

A entrega foi feita por representantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), instituição responsável pela elaboração do dossiê entregue ao MPF. Também participaram do evento moradores das cerca de mil famílias atingidas com a construção da barragem, que foram relocadas e hoje ainda vivem em comunidades em situações críticas, com violações dos Direitos Humanos.

PROVIDÊNCIAS - Dentre as providências que serão adotadas pelo MPF, está a reavaliação das indenizações por parte do Estado, identificação das vocações produtivas das comunidades e a relocação de restos mortais dos cemitérios que foram cobertos pelas águas na última cheia da barragem.

“Vamos implantar um grupo de trabalho, composto por técnicos, para fazer todo um levantamento, a fim de rever as benfeitorias e indenizações. Pretendemos discutir com o Estado as vocações produtivas dos cidadãos, porque eles não só perderam terras e casas, mas suas capacidades produtivas. O que buscamos são políticas públicas que devolvam a dignidade dos moradores das comunidades”, frisou o procurador José Godoy Bezerra de Souza. O Ministério Público Federal realizará uma audiência pública para tratar do caso, no mês de agosto.
Share this article :

0 comentários:

Speak up your mind

Tell us what you're thinking... !

 
Support : A2 Comunicação Visual | Dinho Andrade
Agência Digital A2 Comunicação Visual
Copyright © 2016. Gil Costa em Ação - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Dinho Andrade