Hospital Regional de Itabaiana dá sequência a triagem e cirurgias de catarata - Gil Costa em Ação
ÚLTIMAS NOTÍCIAS :
Home » , , » Hospital Regional de Itabaiana dá sequência a triagem e cirurgias de catarata

Hospital Regional de Itabaiana dá sequência a triagem e cirurgias de catarata

Escrito por: Gil Costa em Acao on quarta-feira, 8 de julho de 2015 | 18:02:00

O Hospital Regional Sebastião Rodrigues de Melo de Itabaiana, por meio da Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba, esteve durante toda a manhã desta quarta-feira, dia 08 de julho, realizando triagens com pacientes de toda Região do Vale do Paraíba, para dar continuidade ao mutirão de cirurgias de catarata. A ação é uma iniciativa da SES-PB e a unidade de Itabaiana é citada como referência para a realização dos procedimentos, que tem como médico cirurgião, o Dr. Leonardo Feitosa Filho.

De acordo com a diretora geral da unidade, Gilvânia Alves, a triagem acontecerá durante a tarde desta quarta-feira, pois no horário da manhã, vinte pacientes foram agendados para a realização da cirurgia.


Gilvânia disse que a expectativa é que pelo menos 120 pacientes sejam beneficiados. “Já atendemos uma grande quantidade de pacientes e isso nos deixa muito feliz e realizados em vermos a alegria de tantas pessoas, principalmente as idosas, que chegam aqui sem enxergar e saem radiantes por estarem vendo novamente. O mutirão já realizou mais de 50 cirurgias, e assim daremos continuidade até atingirmos a nossa meta”.


 


A reportagem do Programa Gil Costa em Ação, conversou com o senhor João Edson Ferreira, de 60 anos, morador do município de Pilar, que foi um dos pacientes já cirurgiado no mutirão. Ele disse estar muito satisfeito com o atendimento e estava hoje para o retorno, assim como, ser encaminhado para a cirurgia no segundo olho.

Usuários de 14 cidades da 12ª Gerência Regional de Saúde estão sendo beneficiados: Itabaiana, Mogeiro, Ingá, Pedras de Fogo, Juripiranga, Itatuba, Pilar, São Miguel de Taipu, Juarez Távora, São José dos Ramos, Caldas Brandão, Gurinhém, Riachão do Bacamarte e Salgado de São Félix.
 

A catarata é um processo de opacificação do cristalino, que é uma lente natural dos olhos localizada atrás da íris. Essa lente (cristalino) é normalmente clara e transparente. Com o aparecimento da catarata, ela se torna opaca e impede a passagem dos raios luminosos que formam a imagem no fundo do olho.

O único tratamento eficaz para a catarata é a cirurgia, não existindo colírios ou óculos que eliminem a doença. A cirurgia utiliza um laser e facoemulsificação. São feitas incisões no olho para introdução de uma cânula no globo ocular, ligada a um equipamento que aspira e dilui a catarata.
Share this article :

0 comentários:

Speak up your mind

Tell us what you're thinking... !

 
Support : A2 Comunicação Visual | Dinho Andrade
Agência Digital A2 Comunicação Visual
Copyright © 2016. Gil Costa em Ação - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Dinho Andrade