COGIVA apresenta diagnóstico do recolhimento e manipulação do lixo em Juripiranga - Gil Costa em Ação
ÚLTIMAS NOTÍCIAS :
Home » , , » COGIVA apresenta diagnóstico do recolhimento e manipulação do lixo em Juripiranga

COGIVA apresenta diagnóstico do recolhimento e manipulação do lixo em Juripiranga

Escrito por: Gil Costa em Acao on sexta-feira, 24 de julho de 2015 | 10:53:00


O Consórcio Intermunicipal de Gestão Pública Integrada dos Municípios do Baixo Rio Paraíba (COGIVA) que reúne 15 municípios desta região, se reuniu em Juripiranga para apresentação e aprovação do diagnóstico assim como os cenários futuros que devem constar no Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos – PIGIRS, um importante documento para que norteará a política de meio ambiente da região.

Estiveram presentes no evento, a secretária de planejamento e 1ª dama do município, Drª Débora Maroja Guedes, a secretária de Assistência Social, Marta Marinho, o secretário de interino de educação, Osmar Anízio e a Diretora-geral da Associação Vida + Verde, Maria da Paz Dias.
As engenheiras Rosa Maria Lins e Tânia Nóbrega do NECTAR - Núcleo de Empreendimentos em Ciência, Tecnologia e Artes, empresa de consultoria encarregada de elaborar o Plano, fizeram a apresentação do diagnóstico, que mostrou como é feito o recolhimento e a manipulação do lixo em Juripiranga, assim como o seu descarte ou reaproveitamento através da reciclagem. 


Tânia Nóbrega explicou que a Lei 12.305/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) estabeleceu como prazo limite o dia 08 de agosto de 2014 para que todos os lixões do Brasil fossem erradicados. No entanto, a grande maioria dos municípios brasileiros não conseguiram implementar as determinações da lei, criando um plano municipal, muito menos construir aterros sanitários, que segundo a engenheira é a forma mais viável para se destinar o lixo. Segundo ela, o plano intermunicipal serve para agilizar este processo, além universalizar as ações, neste caso com os 15 municípios integrantes do COGIVA, que tem a cidade de Juripiranga como integrante. 


A engenheira Rosa Maria Lins ressaltou a importância da educação ambiental como a melhor forma de fazer uma boa reciclagem, alertando que depois de misturados com materiais orgânicos, os resíduos sólidos ficam impossibilitados de serem reaproveitados nas unidades de triagem responsáveis pela reciclagem.


Após as explanações, se deu a aprovação do diagnóstico e a votação dos cenários futuros que são projeções de como o município vai lidar com a política de resíduos sólidos de agora em diante.


A Política de Resíduos Sólidos vem recebendo a atenção da Prefeitura de Juripiranga e fazer parte do debate juntamente com outros municípios, posiciona a cidade para receber os benefícios que porventura poderão ser gerados desta mobilização de cunho regional e nacional.

Share this article :

0 comentários:

Speak up your mind

Tell us what you're thinking... !

 
Support : A2 Comunicação Visual | Dinho Andrade
Agência Digital A2 Comunicação Visual
Copyright © 2016. Gil Costa em Ação - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Dinho Andrade