Dicas sobre cuidados com a saúde durante as festas de São João - Gil Costa em Ação
ÚLTIMAS NOTÍCIAS :
Home » , , » Dicas sobre cuidados com a saúde durante as festas de São João

Dicas sobre cuidados com a saúde durante as festas de São João

Escrito por: Gil Costa em Acao on domingo, 21 de junho de 2015 | 22:51:00

A queda da temperatura com o início de inverno, somada à fumaça produzida pelas fogueiras acesas e fogos de artifício nos festejos juninos pode acarretar em uma combinação perfeita para aumentar as taxas dos problemas respiratórios. A Secretaria de Saúde de João Pessoa alerta para que os cuidados sejam redobrados nesta época, principalmente com as crianças.
A exposição à poeira, fumaça da fogueira e dos fogos é um alto fator de risco para doenças respiratórias, principalmente entre pessoas que já desenvolvem quadros alérgicos, idosos e crianças. Essa situação pode causar irritação nos olhos e garganta, alergia, asma, bronquite, além de reduzir a resistência a infecções.

Segundo dados do Hospital Municipal Valentina, na Zona Sul da Capital, referência em atendimento infantil, em junho, as taxas de atendimentos por patologias respiratórias aumentam de 70% para 90%. “A alta umidade associada à fumaça favorecem o desenvolvimento de processos alérgicos. Nesse período de junho quem mais sofre com a junção desses fatores são as crianças”, explica a pediatra e diretora do HMV, Carmem Gadelha.

Os efeitos da fumaça se manifestam de forma diferente em cada pessoa, mas a irritação ocular e nasal está entre os mais comuns. Dor de cabeça e tontura são sinais mais graves de uma possível intoxicação. Nos casos em que o mal for intenso, um médico deve ser procurado imediatamente.

“É importante seguir sempre as orientações do médico que faz o acompanhamento regular, principalmente em pessoas que já desenvolveram algum tipo de alergia e crianças. Caso a medicação profilática não dê resposta é necessário buscar o mais rápido possível um pronto atendimento”, orienta Carmem Gadelha.

A médica alerta ainda para os cuidados redobrados com as crianças, principalmente as com idades até sete anos. “Evitar a exposição com fumaças ou proximidades com fogueiras frequentes e desnecessária é fundamental para a saúde da criança e o principal cuidado primário, ainda mais nesse período em que estamos”, comenta a pediatra. “O cuidado e preocupação dos pais são fundamentais. É importante saber que o adoecimento frequente não é normal e que nesses casos é necessário que os cuidados sejam redobrados”, completou.
Share this article :

0 comentários:

Speak up your mind

Tell us what you're thinking... !

 
Support : A2 Comunicação Visual | Dinho Andrade
Agência Digital A2 Comunicação Visual
Copyright © 2016. Gil Costa em Ação - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Dinho Andrade