Agricultores de Pirpirituba na Paraíba se beneficiam com produção de urucum - Gil Costa em Ação
ÚLTIMAS NOTÍCIAS :
Home » , » Agricultores de Pirpirituba na Paraíba se beneficiam com produção de urucum

Agricultores de Pirpirituba na Paraíba se beneficiam com produção de urucum

Escrito por: Gil Costa em Acao on quarta-feira, 13 de maio de 2015 | 20:21:00

A produção do urucum tem beneficiado agricultores da cidade de Pirpirituba, no Agreste paraibano. Os produtores fazem o plantio, a colheita e depois vendem para empresas. O fruto pode ser usado como remédio medicinal ou ser transformado em condimentos para alimentos.

O agricultor José de Souza aposta há três anos na produçao do urucum e conta que o ciclo de plantação pode durar até um ano. "Quem depende de chuva espera até um ano para a colheita, mas quem tem irrigação própria passa de três a quatro meses para colher" explicou.


Os agricultores vendem o fruto para empresas especializadas na produção de colorau, condimento avermelhado usado na gastronomia, resultado da mistura de urucum, milho e o óleo de soja. Após ser embalado, é comercializado para estados do Nordeste.


O empresário e dono de fábrica de colorau em Guarabira, Sandro Menezes, emprega oito funcionários e diz que está satisfeito com as vendas. "Vendemos 25 mil quilos mensalmente e graças a Deus tem dado certo essa fábrica que nós inventamos. Ela tem gerado emprego e renda para a nossa região", comemora.


A Secretaria de Agricultura de Pirpirituba está dando apoio estrutural aos produtores para que ampliem a área de plantio e a ideia é estimular a produção de urucum na região. "A gente tá ajudando mais na parte dos terrenos, mas no futuro podemos, também, dar apoio técnico", explica o secretário municipal de agricultura, Antonio Marcos Terto.
Share this article :

0 comentários:

Speak up your mind

Tell us what you're thinking... !

 
Support : A2 Comunicação Visual | Dinho Andrade
Agência Digital A2 Comunicação Visual
Copyright © 2016. Gil Costa em Ação - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Dinho Andrade