Igreja evangélica fundada por pastor homossexual acolhe público gay em Fortaleza - Gil Costa em Ação
ÚLTIMAS NOTÍCIAS :
Home » , » Igreja evangélica fundada por pastor homossexual acolhe público gay em Fortaleza

Igreja evangélica fundada por pastor homossexual acolhe público gay em Fortaleza

Escrito por: Gil Costa em Acao on terça-feira, 21 de abril de 2015 | 11:14:00


Uma igreja evangélica que prega a palavra de Deus por meio de um culto, utilizando a bíblia como base de sua religião. Esse é o cenário comum de uma celebração cristã, e também o ambiente que gays, lésbicas, bissexuais, transexuais e travestis frequentam em busca de conforto espiritual em Fortaleza, sem nenhuma possível repreensão ou olhar diferenciado.

Assim é a Igreja Apostólica Filhos da Luz (IAFL), criada especialmente para o público LGBTT da capital cearense. Localizada no Bairro Benfica, a comunidade começou em 2013 ainda pequena, com apenas cinco frequentadores, que tinham a necessidade de se sentir parte de uma religião cristã. Aos poucos, o projeto idealizado pelo pastor Alan Jessé, de 31 anos, foi sendo divulgado e crescendo. Hoje a comunidade já conta com cerca de 180 fiéis engajados, entre homens e mulheres.

Há sete anos, pastor Alan Jesse, homossexual formado em Recursos Humanos, passou a estudar a Teologia Inclusiva, ramo da teologia que tem como princípio o amor de Deus pelo homem, independente de raça, cor ou opção sexual. “Participei por cinco anos da Comunidade Cristã Nova Esperança, também voltada para a Teologia Inclusiva em Fortaleza. Ela me serviu de base para criar a nossa comunidade”, explica. A partir daí, Alan aprofundou os conhecimentos, formando-se teólogo da área.

Há nove meses, largou seu emprego como gestor comercial para se dedicar totalmente a causa social e religiosa. “A comunidade nasceu de um projeto social que buscava a inclusão e reintegração de homossexuais e transexuais que se sentiam excluídos e não encontravam espaço em outras religiões devido a discriminação que ainda existe. Nossa missão é acolher e mostrar a palavra a todos, principalmente aos que se sentem inseguros quanto a orientação sexual”.

A falta de uma igreja que abrigasse o público LGBTT era um questionamento que sempre incomodou o educador físico e DJ Santiago Guerra, de 30 anos. Santiago, que já foi Mr. Gay Ceará em 2008, vem de família religiosa, porém, algo faltava nas celebrações que chegou a frequentar. “Eu conheci a Teologia Inclusiva através de uma matéria que vi na televisão há um tempo atrás. A partir daí passei a pesquisar sobre o tema na internet e encontrei a página da Igreja Apostólica Filhos da Luz no Facebook”, comenta.

A partir da visita de um amigo na comunidade, Santiago se interessou em conhecer a IAFL e já frequenta há 8 meses. “O que é importante pra mim, a partir desse convívio na comunidade, é saber que Deus me ama como sou, e que isso não me exclui da igreja”. Sendo um “gay cristão”, como se intitula o Educador Físico, que não participava de celebrações religiosas há cerca de 14 anos, conta que ganhou diversos valores ao fazer parte da comunidade, como voltar a ler a bíblia, buscar a santidade com Deus e meditar na palavra.
Antes de assumir sua homossexualidade, o pastor Alan chegou a buscar ajuda espiritual ao perceber que sentia atração por outros homens, e passou a ser tratado como uma pessoa “doente” e “possuída”. “Nesse período, com 17 anos mais ou menos, passei um tempo de muita dor e discriminação. Na época eu queria entender por que eu era daquele jeito, e fui tratado como uma pessoa doente e possuída por demônios. Isso aconteceu em quatro igrejas em que busquei ajuda”, lamenta.

Mas isso não foi tudo. Amigos das igrejas que o pastor frequentava se afastaram e, quando o viam, faziam piadas ou tentavam expulsar o “demônio” que estaria nele. “Resolvi assumir para todos aos 24 anos, finalizando um noivado com uma mulher. Por orientação de líderes para a possível ‘cura gay’ não cheguei a casar, terminei faltando 3 meses para o casamento”, revela.
Share this article :

0 comentários:

Speak up your mind

Tell us what you're thinking... !

 
Support : A2 Comunicação Visual | Dinho Andrade
Agência Digital A2 Comunicação Visual
Copyright © 2016. Gil Costa em Ação - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Dinho Andrade