Sete mulheres receberão o Prêmio Leonilla Almeida neste sábado - Gil Costa em Ação
ÚLTIMAS NOTÍCIAS :
Home » » Sete mulheres receberão o Prêmio Leonilla Almeida neste sábado

Sete mulheres receberão o Prêmio Leonilla Almeida neste sábado

Escrito por: Gil Costa em Acao on sexta-feira, 13 de março de 2015 | 19:46:00


Amanhã, sábado, 14, o Ponto de Cultura Cantiga de Ninar estará presente no 1º Sarau das Almas para comemorar o Dia Internacional da Mulher, uma semana após a data, ocasião em que será entregue o Prêmio Leonilla Almeida, edição 2015, para mulheres que tenham oferecido relevante contribuição na defesa dos direitos da mulher e tenham contribuído com a cultura paraibana. O Sarau acontecerá no Café Sivuca, às 20 horas, em Itabaiana.

A Comissão do Prêmio Leonilla Almeida, composto por cinco membros, escolheu sete mulheres para serem agraciadas com o prêmio neste ano. As homenageadas são as carnavalescas Mocinha Lopes e Do Carmo, a militante do movimento negro Clareana Cendy, a atriz Zezita Matos, as professoras Neide Vicente e Maria da Paz Pontes, de Juripiranga, e a militante social Mariah Marques.

Prêmio
O Prêmio Leonilla Almeida foi criado em 2009 e já premiou 30 mulheres. O nome do prêmio é uma homenagem à ativista política Leonilla Almeida, de origem itabaianense. Ela foi uma das pioneiras das lutas socialistas no Brasil, responsável por ações políticas que resultaram em sua prisão durante o Estado Novo de Getúlio Vargas. Sua forte presença de mulher batalhadora pelas causas sociais foi registrada pelo escritor alagoano Graciliano Ramos em seu livro “Memórias do Cárcere”.

Postado por Tribuna do Vale
Share this article :

0 comentários:

Speak up your mind

Tell us what you're thinking... !

 
Support : A2 Comunicação Visual | Dinho Andrade
Agência Digital A2 Comunicação Visual
Copyright © 2016. Gil Costa em Ação - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Dinho Andrade