Cidade do interior da Paraíba é destaque na produção de abacaxi - Gil Costa em Ação
ÚLTIMAS NOTÍCIAS :
Home » » Cidade do interior da Paraíba é destaque na produção de abacaxi

Cidade do interior da Paraíba é destaque na produção de abacaxi

Escrito por: Gil Costa em Acao on quarta-feira, 25 de março de 2015 | 14:22:00


A cidade de Araçagi, no Agreste paraibano, vem sendo destaque na produção de abacaxi no estado e em outras regiões do Brasil. Segundo a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater-PB), Araçagi é o terceiro município com maior produção de abacaxi na Paraíba, com mais de três mil hectares plantados e cerca de 30 mil frutos por hectare.

De acordo com o produtor Evaldo Santos, o abacaxi cultivado em Araçagi é muito bem aceito em outros mercados como Fortaleza, Garanhuns, Belo Horizonte e Porto Alegre. "Ele é mais doce e tem mais durabilidade que os outros. O nosso abacaxi passa oito dias e continua do mesmo jeito", diz.
 Evaldo é sócio de Tarcísio Martiniano, que cresceu em meio ao cultivo do abacaxi. Os dois têm 220 hectares destinados à produção. Desse total, 50 hectares são irrigados todos os dias e, por isso, têm produção saindo de lá todos os dias.

Ainda conforme os agricultores, de dezembro a março é o melhor período para a plantação, já que é antes do período das chuvas. Na época chuvosa o cultivo fica comprometido pelas dificuldades.

Apesar do sucesso, os produtores paraibanos têm problemas com os atravessadores que ajudam no escoamento da produção. Mas, o secretário de agricultura de Araçagi, Antonio Cesário, diz que medidas estão sendo tomadas.

"Estamos nos organizando, fazendo eventos com o Sebrae, criamos uma cooperativa e firmamos apoio com a Emater, prefeitura de Araçagi e todos os sindicatos para ajudar os produtores a lucrarem mais", afirmou.
Share this article :

0 comentários:

Speak up your mind

Tell us what you're thinking... !

 
Support : A2 Comunicação Visual | Dinho Andrade
Agência Digital A2 Comunicação Visual
Copyright © 2016. Gil Costa em Ação - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Dinho Andrade