Atenção Municípios:Contagem regressiva para a adesão ao e-SUS Atenção Básica - Gil Costa em Ação
ÚLTIMAS NOTÍCIAS :
Home » » Atenção Municípios:Contagem regressiva para a adesão ao e-SUS Atenção Básica

Atenção Municípios:Contagem regressiva para a adesão ao e-SUS Atenção Básica

Escrito por: Gil Costa em Acao on sábado, 28 de março de 2015 | 21:14:00




A partir de junho deste ano, todos os municípios deverão fazer usodo e-SUS AB para enviar informações sobre as ações desenvolvidas no âmbito da Atenção Básica. Concebida com o objetivo de reestruturar e integrar as informações da Atenção Básica, a ferramenta já vem sendo utilizada por 45,6% dos municípios brasileiros em pelo menos uma de suas unidades de Atenção Básica.

Para atingir a meta de 100% das unidades básicas utilizando a estratégia e-SUS AB, o Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúdevem desenvolvendo uma série de ações não só para mobilizar e apoiar os municípios na informatização e conexão de suas unidades à internet, mas também nos processos de capacitação dos trabalhadores da saúde para uso da ferramenta, com todas as aplicações que facilitam o cotidiano desses profissionais.

A partir de maio, os 1.296 municípios que ainda não iniciaram a implantação do e-SUS AB poderão contar com o apoio presencial de consultores especializados, que, entre outras atividades, vão pactuar agendas locais/regionais com os atores envolvidos na implantação, identificar o cenário adequado para a implantação da ferramenta, instalar o software necessário e participar das oficinas locais de capacitação dos trabalhadores.

Os Núcleos de Telessaúde também contam com repasse de recursos,da ordem de R$ 620 mil, para prestar apoio técnico à implantação do e-SUS AB em 122 municípios, atendendo 916 equipes de Saúde da Família.

Já os 486 municípios participantes do Projeto QualiSUS foram beneficiados com 24.976 computadores, distribuídos pelo Ministério da Saúde, além de periféricos como impressoras, roteadores e nobreaks. O apoio prevê ainda a contratação de empresas para a montagem e instalação dos equipamentos e software e a qualificação de trabalhadores e gestores para a utilização do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC).

Para os municípios de grande porte (mais de 100 mil habitantes), serão realizadas oficinas estaduais e regionais, cujo cronograma está sendo articulado com as Secretarias Estaduais de Saúde, com previsão de início em maio próximo.

O Departamento de Atenção Básica também elaborou um manual com o passo a passo para a implantação da estratégia de acordo com as peculiaridades dos municípios, resumidas em seis cenários possíveis, com sugestões de planos de implantação. Estas e outras informações sobre o e-SUS AB estão disponíveis no endereço http://dab.saude.gov.br/portaldab/esus.php.

A implantação do e-SUS AB será tema de debate na programação do V Fórum Nacional de Gestão da Atenção Básica, que acontece em Brasília, entre os dias 25 e 27 de março, reunindo técnicos do Ministério da Saúde, representantes dos Cosems ecoordenadores de Atenção Básica das Secretarias Estaduais de Saúde e de Secretarias Municipais de Saúde das capitais.
Share this article :

0 comentários:

Speak up your mind

Tell us what you're thinking... !

 
Support : A2 Comunicação Visual | Dinho Andrade
Agência Digital A2 Comunicação Visual
Copyright © 2016. Gil Costa em Ação - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Dinho Andrade