Operação Fumacê será realizada em oito municípios após o carnaval - Gil Costa em Ação
ÚLTIMAS NOTÍCIAS :
Home » » Operação Fumacê será realizada em oito municípios após o carnaval

Operação Fumacê será realizada em oito municípios após o carnaval

Escrito por: Gil Costa em Acao on sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015 | 22:13:00


Na próxima quinta-feira (19), na ressaca do carnaval, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) inicia a Operação Fumacê (pulverização espacial UBV pesado) em oito municípios paraibanos. A ação prevê o controle do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue e da febre Chikungunya e se estenderá até o dia 27, percorrendo 2.120 quarteirões.

A Operação Fumacê será realizada em municípios onde acontecerão folias e grande movimentação de visitantes: João Pessoa, Cabedelo, Lucena, Conde (Jacumã), Pitimbu (Acaú), Mataraca, Marcação e Baía da Traição.

A ação acontecerá apenas depois do Carnaval para o controle do mosquito transmissor da dengue e da febre Chikungunya exatamente no possível período de grande transmissibilidade das doenças do folião que porventura apresente sintomas e visite os municípios onde a operação ocorrerá.

A operação de Ultra Baixo Volume (UBV), popularmente conhecida por “fumacê”, consiste na aplicação espacial de soluções concentradas de inseticida, formando uma nuvem de aerosol, as quais vão impactar as diversas partes do mosquito por contato.

“Cerca de 80% dos focos do Aedes aegypti são encontrados dentro de casa. Por isso, a nossa orientação aos moradores é para que abram as janelas durante a passagem do fumacê, para que o inseticida possa agir e eliminar os mosquitos adultos”, pediu a gerente executiva de Vigilância em Saúde, da SES, Renata Nóbrega.

De acordo com a programação da operação, serão utilizados quatro equipamentos Ultra-Baixo Volume (UBV) pesado acoplado em veículos.
Share this article :

0 comentários:

Speak up your mind

Tell us what you're thinking... !

 
Support : A2 Comunicação Visual | Dinho Andrade
Agência Digital A2 Comunicação Visual
Copyright © 2016. Gil Costa em Ação - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Dinho Andrade