Parabéns Salgado de São Félix pelos 53 anos de emancipação política - Gil Costa em Ação
ÚLTIMAS NOTÍCIAS :
Home » » Parabéns Salgado de São Félix pelos 53 anos de emancipação política

Parabéns Salgado de São Félix pelos 53 anos de emancipação política

Escrito por: Gil Costa em Acao on sexta-feira, 5 de dezembro de 2014 | 22:44:00


Hoje 5 de dezembro de 2014, estamos comemorando 53 anos de Emancipação Política na gestão do prefeito constitucional Adaurio Almeida. E para registrar essa data,foi celebrado uma Missa na intenção de nossa Cidade e após a missa houve o hasteamento das Bandeiras com a participação do Prefeito Adaurio Almeida,Presidente da Câmara dos Vereadores Mário Romero e o Padre Givaldo.
Um pouco da história de Salgado: Em 1961 Salgado de São Félix desmembrou-se de Itabaiana. No período de 1726 à 1806 houve a colonização propriamente dita das terras salgadense, pois em 1759 iniciou a colonização de Salgado de São Félix através das Sesmaria de número 515 de 13.12.1759, onde o Sesmario Mathias Nunes Angelo recebeu uma porção de terra para criação de gado o qual denominou o local de Riacho Salgado.
Entre os fatos históricos destacamos o nome Mathias Nunes Angelo e o missionário chamado Frei Caetano que ensinou a prática religiosa católica e das letras por volta do fim do século xviii.
Havia também outras Sesmaria que com o passar do tempo contribuíram para o engrandecimento da cidade, obedecendo a cronologia: DOIS RIACHOS:14/04/1726/ Sesmario Capitão Caetano Leitão de Vasconcelos. ALAGAMAR: 20/11/1795 / Sesmario José Gomes Bezerra, Capitão Tomás de Oliveira Góis e Manoel Gonçalves da Cunha. MARIA DE MELO: 01/07/1806 / Sesmario Capitão Estevão José da Cunha. No decorrer dos anos o povoados recebe vários nomes: Riacho Salgado, Aburá e Salgado de São Félix.


Salgado de São Félix: com a imagem primitiva de São Félix de Cantalice trazida pelos jesuítas da missão Pilar e entre eles o Frei Caetano a quem por dedução histórica atribuímos a ele o mentor no nome Salgado de São Félix, isso ocorreu por volta dos idos de 1860.
 

FONTE: Cartilha Salgado de São
Assessoria de Comunicações
.
Share this article :

0 comentários:

Speak up your mind

Tell us what you're thinking... !

 
Support : A2 Comunicação Visual | Dinho Andrade
Agência Digital A2 Comunicação Visual
Copyright © 2016. Gil Costa em Ação - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Dinho Andrade