Apicultores de Pirpirituba beneficiam 32 toneladas de mel em 2014 na Paraíba - Gil Costa em Ação
ÚLTIMAS NOTÍCIAS :
Home » » Apicultores de Pirpirituba beneficiam 32 toneladas de mel em 2014 na Paraíba

Apicultores de Pirpirituba beneficiam 32 toneladas de mel em 2014 na Paraíba

Escrito por: Gil Costa em Acao on sexta-feira, 26 de dezembro de 2014 | 14:14:00


 Os produtores de mel da cidade de Pirpirituba, no Agreste paraibano, produziram em 2014 cerca de 32 toneladas do produto. De acordo com a Associação dos Apicultores de Pirpirituba (Apismel), a seca que atingiu a região nos últimos meses afetou um pouco a produção, mas a meta para 2015 é de que 48 toneladas sejam produzidas na região.

De acordo com o presidente da Apismel, Renault Lucena, a associação pretende também agregar apicultores de outras regiões da Paraíba. “Nosso objetivo a partir de janeiro é de industrializar quatro toneladas de mel por mês. Vamos absorver todo o mel do produtor rural associado e de produtores de municípios vizinhos, bem como expandir em nível estadual, com produtores de outras regiões”, disse Renault.


 Uma equipe da TV Cabo Branco esteve no município para conhecer o processo de coleta, extração e beneficiamento do mel. O trabalho começa nas colméias, onde os apicultores precisam vestir um uniforme apropriado para garantir uma aproximação segura até as abelhas.

Para ter acesso às caixas do apiário, também é necessário utilizar um fomigador, que produz fumaça para acalmar as abelhas. Para manter o apiário, é necessário remover o mato próximo das colméias, bem como fazer a revisão das caixas para que os favos sejam retirados sem danos.

“Nesse processo de coleta no apiário e levar até a estação na Casa do Mel, a gente tem que ter bastante cuidado com as vasilhas em que os favos serão transportados. Precisa ter todo um cuidado no uso das ferramentas e equipamentos para que o mel chegue até a casa de beneficiamento sem nenhuma sujeira ou contaminação”, explicou Severino Diniz, técnico da Emater.

O trabalho é feito com abelhas mistas, africanas e europeias. Na sede da Apismel, a 1,5 km do centro da cidade, as colméias chegam para extração e beneficiamento. Quando não há colméia suficiente na cidade, os associados recorrem a produtores de outras cidades. A Apismel existe desde 1996 e todo o mel produzido no local é 100% natural. O destino do produto beneficiado no local é o comércio e a merenda escolar, distribuído em sachês, garrafas e vasilhames plásticos.
Share this article :

0 comentários:

Speak up your mind

Tell us what you're thinking... !

 
Support : A2 Comunicação Visual | Dinho Andrade
Agência Digital A2 Comunicação Visual
Copyright © 2016. Gil Costa em Ação - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Dinho Andrade