Relatório do TSE aponta 1,28% das urnas substituídas na Paraíba até 14h - Gil Costa em Ação
ÚLTIMAS NOTÍCIAS :
Home » » Relatório do TSE aponta 1,28% das urnas substituídas na Paraíba até 14h

Relatório do TSE aponta 1,28% das urnas substituídas na Paraíba até 14h

Escrito por: Gil Costa em Acao on domingo, 5 de outubro de 2014 | 21:02:00

A Paraíba foi percentualmente o quinto estado do Brasil a ter mais problemas com urnas eletrônicas, conforme relatório de ocorrência divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com última atualização às 14h10 deste domingo (5). Conforme o TSE, 139 urnas eletrônicas precisaram ser substituídas nas zonas eleitorais paraibanas, cerca de 1,28% do total das urnas do estado. Percentualmente, apenas Sergipe, Rio de Janeiro, Amapá e Distrito Federal tiveram mais urnas quebradas que a Paraíba.

De acordo com o presidente do Tribubal Regional Eleitoral (TRE) da Paraíba, desembargador Saulo Benevides, alguns equipamentos que apresentaram defeito teriam sido os que foram utilizadas em 2004 e 2008 e já havia sido feita uma tentativa de substituí-las. No entanto, por questões de economia de custo, o TSE insistiu que elas tinham condições técnicas de serem aproveitadas.
 Ainda de acordo com ele, as providências necessárias serão tomadas para que essas urnas não funcionem mais no próximo pleito. Segundo eleitores, o tempo médio de espera em alguns colégios eleitorais onde as urnas precisaram ser substituídas era de aproximadamente uma hora e meia.

A coordenadora de tecnologia do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), Patrícia Lemos, informou que técnicos foram enviados aos locais de votação para realizar a troca das urnas. Segundo ela, há um total de 150 urnas de reserva disponíveis, além das urnas de contingência que já haviam sido enviadas para as zonas eleitorais, referente a cerca de 10% do número total de urnas - ou seja, além das 9.979 urnas disponíveis, há 1.338 de contingência.

O TRE-PB informou, por meio de nota à imprensa, que todas as providências foram tomadas para sanar os problemas ocorridos com as urnas eletrônicas que apresentaram defeito, em um percentual pequeno em relação ao número de urnas no Estado, e pede a compreensão dos eleitores que tiveram que permanecer nas filas para exercer o seu direito ao voto, conclamando-os para que não deixem de votar, pois é importante para a democracia. Ressaltou ainda que os problemas foram devidamente solucionados e que todas as urnas estão funcionando para receber os votos dos paraibanos.

O tirbunal ainda lembra que, embora o horário de votação tenha se encerredo às 17h, o eleitor que estiver na fila terá seu direito ao voto garantido mediante distribuição de senhas.
Share this article :

0 comentários:

Speak up your mind

Tell us what you're thinking... !

 
Support : A2 Comunicação Visual | Dinho Andrade
Agência Digital A2 Comunicação Visual
Copyright © 2016. Gil Costa em Ação - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Dinho Andrade