Pedras de Fogo e mais quatro cidades poderão ter tropas federais no 2º turno - Gil Costa em Ação
ÚLTIMAS NOTÍCIAS :
Home » » Pedras de Fogo e mais quatro cidades poderão ter tropas federais no 2º turno

Pedras de Fogo e mais quatro cidades poderão ter tropas federais no 2º turno

Escrito por: Gil Costa em Acao on segunda-feira, 13 de outubro de 2014 | 20:23:00



Pela sexta eleição seguida, Campina Grande terá a presença das Tropas Federais no segundo turno das eleições. A convocação foi feita pela Justiça Eleitoral devido o acirramento do pleito na cidade.

O juiz Breno Wanderley, do TRE-PB, confirmou que as tropas federais vão atuar na segurança do segundo turno das eleições na Rainha da Borborema, a exemplo do que ocorreu na primeira etapa do pleito, no último domingo. Cerca de 400 homens do Exército irão trabalhar para garantir a ordem pública, juntamente com as polícias Militar, Civil, Federal e Bombeiros.

“O tribunal aprovou a solicitação das juízas de Campina Grande do envio de tropas federais para o primeiro turno das eleições e, automaticamente, para um eventual segundo turno. Mas por conta do histórico de acirramento da disputa eleitoral na cidade, as tropas vão atuar novamente no próximo dia 26”, explicou Breno Wanderley.

O pedido inicial foi feito pelas juízas das quatro zonas eleitorais de Campina, Deborah Cavalcanti Figueiredo, Giovanna Lisboa Araújo de Souza, Michelini de Oliveira Dantas Jatobá e Renata Barros de Assunção Paiva.

No TRE, o juiz Breno Wanderley foi o relator da solicitação e deu o voto favorável. A requisição das tropas foi aprovada por seis votos a um. A divergência ficou por conta do juiz federal Rudival Gama do Nascimento, os demais membros da Corte foram favoráveis ao pedido.

Em seguida, a solicitação foi encaminhada ao TSE. A ministra Maria Thereza Rocha deferiu monocraticamente o pedido feito pelo TRE.

Depois, o plenário do TSE aprovou por unanimidade a solicitação, que foi atendida pelo Ministério da Defesa. Pela sexta eleição consecutiva, Campina Grande tem a presença do Exército nas ruas para garantir a segurança do pleito. A Justiça Eleitoral já convocou tropas federais para auxiliar na segurança das eleições em Campina nos pleitos de 2004, 2006, 2008, 2010 e 2012.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides, adiantou que vai avaliar a necessidade de requisitar a presença de tropas federais para outros municípios paraibanos.

Segundo ele, a providência poderá ser tomada em virtude de problemas registrados em alguns municípios no dia das eleições, dentre eles Pedras de Fogo, Pombal e Alagoa Nova, que precisaram de convocação de reforços da Polícia Federal. Benevides revelou que solicitou dos juízes eleitorais desses municípios que apresentem um relatório circunstanciado das ocorrências e a necessidade de segurança para serem avaliados pela Corte Eleitoral.

“A exemplo, do que fizemos para o primeiro turno das Eleições, vamos fazer agora para este segundo turno. E estamos dispostos a todas as providências para sanar todos os problemas. Vamos estar atentos e aumentar a vigilância, com o reforço policial e a convocação de tropas federais caso seja necessário, de forma que não está descartada a requisição para outros municípios, além de Campina Grande”, declarou.

Patos, no Sertão paraibano, é outra cidade que poderá contar com a presença de tropas federais no segundo turno das eleições. O pedido foi formalizado, enviado ao Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) e deve ser analisado até quarta-feira (15). O processo tem como relator o juiz Breno Wanderley, que ouvirá o governador Ricardo Coutinho para decidir sobre o pedido.

Uma das motivações para a solicitação de tropas federais seria a atuação parcial da Polícia Militar em favor de uma determinada coligação no primeiro turno das eleições.


PBAgora
Share this article :

0 comentários:

Speak up your mind

Tell us what you're thinking... !

 
Support : A2 Comunicação Visual | Dinho Andrade
Agência Digital A2 Comunicação Visual
Copyright © 2016. Gil Costa em Ação - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Dinho Andrade