Iniciativas vencedora de incentivo à leitura viram livro. Mogeiro faz parte dessa história - Gil Costa em Ação
ÚLTIMAS NOTÍCIAS :
Home » » Iniciativas vencedora de incentivo à leitura viram livro. Mogeiro faz parte dessa história

Iniciativas vencedora de incentivo à leitura viram livro. Mogeiro faz parte dessa história

Escrito por: Gil Costa em Acao on segunda-feira, 22 de setembro de 2014 | 09:31:00

O projeto Ler: Prazer e saber, desenvolvido dentro do programa Escola Ideal, do Instituto Camargo Corrêa, e pela Construtora Camargo Corrêa e InterCement Brasil, acaba de lançar o livro Jornada da Leitura – Práticas Exemplares. A publicação reúne relatos vencedores do Prêmio Jornada da Leitura, que reconheceu no ano passado as melhores iniciativas de educadores e secretarias de educação com práticas de incentivo à leitura. O livro será distribuído a partir deste semestre de forma dirigida entre os participantes do projeto e escolas dos municípios onde o Instituto Camargo Corrêa (ICC) atua.

O Projeto Ler: Prazer e Saber conta também com apoio do Instituto Alpargatas e coordenação técnica do Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária.

No conteúdo, a íntegra de 22 trabalhos finalistas da categoria Relatos de Prática acompanham um resumo dos três planos de ação municipais vencedores do Jornada da Leitura. "Nosso objetivo com isso é disseminar essas boas práticas de ensino", diz Francisco Azevedo, diretor executivo do Instituto Camargo Corrêa. Segundo ele, a publicação também atende a uma demanda por material de apoio, apontada pelas escolas onde o trabalho foi desenvolvido. "O livro marca ainda, de maneira muito positiva, todo um ciclo de trabalho voltado ao estímulo da leitura. Ficamos muito felizes com esse resultado", afirma. Em agosto, as equipes técnicas do ICC e das Secretarias de Educação, ligadas ao Escola Ideal, se reunirão para definir novas prioridades que devem orientar os projetos futuros, inclusive os relacionados à leitura.

Inspiração
A área de atuação do projeto Ler: Prazer e Saber abrange 13 municípios de quatro Estados brasileiros: Ijaci, Pedro Leopoldo, Santana do Paraíso, em Minas Gerais; Alagoa Nova, Campina Grande, Guarabira, Ingá, Mogeiro e Serra Redonda, na Paraíba; Guajará-Mirim e Porto Velho, em Rondônia; e Apiaí e Itaoca, em São Paulo. Nessas cidades foi feito um trabalho de formação em mediação de leitura para professores das escolas municipais de ensino fundamental, além de doação de uma biblioteca móvel, com acervo especial composto por cerca de 150 títulos, para cada escola municipal participante.

"Para se chegar às ações reunidas no livro foi preciso um intenso trabalho de formação com os professores, gestores e bibliotecários. Com o projeto, começaram a se desenhar atividades de leitura incluindo as famílias e a comunidade. Os gestores das secretarias perceberam a importância dessa integração e, a partir de todas as atividades implementadas pelos educadores, foram elaborados os Planos do Livro e da Leitura. Reunir essas diferentes experiências em um livro sistematiza as ações. Isso pode inspirar outros Municípios e educadores a também apostarem no incentivo à leitura e construção de planos de ação nesse sentido", explica a coordenadora do Ler: Prazer e Saber do Cenpec, Maria Cecília Felix Godoy..

No total, 400 educadores participaram da formação e foram doados 74 mil livros e 367 bibliotecas móveis. O prêmio Jornada da Leitura teve a participação de 99 relatos e 10 planos de ação selecionados e avaliados por uma comissão técnica especializada, ligada ao Cenpec. Na primeira fase, 22 relatos e seis planos foram finalistas. Ao final do processo, saíram vencedores seis relatos de educadores, uma menção honrosa e três planos municipais. A premiação foi realizada no dia 24 de maio do ano passado, em uma solenidade especial organizada pelo ICC.
Share this article :

0 comentários:

Speak up your mind

Tell us what you're thinking... !

 
Support : A2 Comunicação Visual | Dinho Andrade
Agência Digital A2 Comunicação Visual
Copyright © 2016. Gil Costa em Ação - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Dinho Andrade