O Ministério Público da Paraíba (MPPB), por meio da Promotoria de Justiça de Araçagi, entrou na última sexta-feira (22) com medida protetiva em favor da idosa Maria do Carmo de Lima, de 66 anos, que reside no município de Pirpirituba. Araçagi, com 18 mil habitantes, está situada a 64 quilômetros da capital, e Pirpirituba tem 11 mil moradores, a 106 quilômetros de João Pessoa. Ambas estão localizadas na Região do Agreste paraibano.A promotora de Justiça Airleis Kátia Borges Rameh de Souza informou que estudos emitidos pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e pela Secretaria Municipal da Saúde de Pirpirituba constataram que a idosa é mantida em casa fechada, sem posse das chaves.
"Não sendo possível entrar na casa, a comunicação só foi possível através de janelinha da porta da frente, e foi observado que Maria do Carmo, conhecida como Carminha, se encontrava em condições sub-humanas, sem higiene pessoal e no ambiente da sala com mau cheiro perceptível", explicou a promotora informando ainda que o Creas identificou que a idosa está com transtorno mental.
Diante do que foi relatado pelo Creas, a promotora entrou com medida específica de proteção e está aguardando decisão judicial para abrigá-la em instituição de longa permanência para idosos, solicitando espaço na Associação Abrigo São Vicente de Paulo, localizada na cidade de Guarabira, na região do Brejo paraibano.
Assessoria


0 comments:
Speak up your mind
Tell us what you're thinking... !