Alunos do Curso de Música do Ponto de Cultura de Itabaiana pesquisam sobre instrumento experimental - Gil Costa em Ação
ÚLTIMAS NOTÍCIAS :
Home » » Alunos do Curso de Música do Ponto de Cultura de Itabaiana pesquisam sobre instrumento experimental

Alunos do Curso de Música do Ponto de Cultura de Itabaiana pesquisam sobre instrumento experimental

Escrito por: Gil Costa em Acao on terça-feira, 6 de maio de 2014 | 09:58:00


O curso de música do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar não se resume ao aprendizado das noções básicas dessa arte e execução de instrumentos. Os alunos são conduzidos a um modelo educacional multidimensional, isto é, são levados a pesquisar e estudar os fenômenos artísticos e suas dimensões culturais e sociais, segundo afirma o monitor Rosival Silva. “Todo sábado, os alunos passam o dia no Ponto de Cultura tocando os instrumentos, lendo ou vendo filmes em nosso Cineclube Vladimir Carvalho”, afirma Rosival. Para ele, a proposta pedagógica é multidisciplinar, “na medida de nossas limitações”.

Na semana passada, os alunos estudaram alguns instrumentos antigos, entre eles o Monocórdio, que é um instrumento musical, de treinamento e laboratório, composto por uma caixa de ressonância sobre a qual era estendida uma única corda presa a dois cavaletes móveis. Seu uso já era registrado ao tempo de Pitágoras (c. 582 - 500 a.C.) para estudo e cálculo das relações entre vibrações sonoras. Na Idade Média era também usado para a afinação da voz e de outros instrumentos. Ainda hoje é presente em algumas culturas, como por exemplo na vietnamita, onde integra a orquestra do Teatro Aquático de Fantoches.

A tarefa seria construir um Monocórdio, sendo que a dupla que confeccionou o instrumento mais bem acabado foi Ítalo e Victor. “Ficamos emocionados com a demonstração de inteligência e interesse dos nossos pupilos, que vivenciam nossas aulas com dedicação. Sempre procuramos diversificar as atividades para obter maior participação dos meninos e meninas, resultando em aulas interativas e enriquecedoras”, disse o monitor Rosival, líder da Orquestra de Violões Som do Coração, que fará apresentação no dia 23 de maio, por ocasião da entrega do Prêmio Leonilla Almeida.

Share this article :

0 comentários:

Speak up your mind

Tell us what you're thinking... !

 
Support : A2 Comunicação Visual | Dinho Andrade
Agência Digital A2 Comunicação Visual
Copyright © 2016. Gil Costa em Ação - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Dinho Andrade