Cordelista lança folheto no sesquicentenário de Leandro Gomes de Barros em Pombal - Gil Costa em Ação
ÚLTIMAS NOTÍCIAS :
Home » , , » Cordelista lança folheto no sesquicentenário de Leandro Gomes de Barros em Pombal

Cordelista lança folheto no sesquicentenário de Leandro Gomes de Barros em Pombal

Escrito por: gilberlania costa on quarta-feira, 18 de novembro de 2015 | 08:33:00


 O cordelista Fábio Mozart, da Academia de Cordel do Vale do Paraíba, lançará seu trabalho “A peleja de Fábio Mozart com Sander Lee na feira de Itabaiana” no dia 19 de novembro, quinta-feira, na cidade de Pombal, por ocasião das comemorações dos 150 anos do poeta Leandro Gomes de Barros. Na ocasião, a Empresa Brasileira de Correios estará lançando selo personalizado, comemorativo pelo sesquicentenário de Leandro, pombalense considerado o precursor da poesia de cordel.

Fábio Mozart, pernambucano radicado na Paraíba há mais de 50 anos, é autor de vários trabalhos em cordel, entre eles o “Biu Pacatuba, um herói do povo paraibano”, que recebeu o Prêmio Patativa de Assaré do Ministério da Cultura.

O ano de 1893 é apontado como marco inicial da literatura de cordel no Brasil, com a publicação dos primeiros folhetos de Leandro Gomes de Barros, nascido em 19 de novembro de 1865, na fazenda Melancia, em Pombal, Paraíba. Radicado no Recife, Pernambuco, instalou tipografia e passou a publicar seus folhetos.  Compôs obras-primas que eram utilizadas em obras de outros grandes autores, como por exemplo Ariano Suassuna, que utilizou a história do cavalo que defecava dinheiro no seu "Auto da Compadecida". Segundo Carlos Drummond de Andrade, "Leandro foi o rei da poesia do sertão e do Brasil".
Share this article :

0 comentários:

Speak up your mind

Tell us what you're thinking... !

 
Support : A2 Comunicação Visual | Dinho Andrade
Agência Digital A2 Comunicação Visual
Copyright © 2016. Gil Costa em Ação - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Dinho Andrade